Categorias: Economia

Consumo de energia fica estável em abril

PUBLICIDADE

O consumo industrial de energia na Região Sudeste atingiu em abril o pior nível desde 2004. O mau desempenho da indústria, principalmente nos segmentos de mineração e metalurgia, foi responsável por uma queda de 0,4% no consumo nacional de eletricidade no mês. Segundo avaliação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), porém, o dado indica estabilização do indicador, que acumula queda de 2,4% no ano.

De acordo com a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada ontem pela EPE, o mercado brasileiro consumiu 32.162 gigawatts-hora (GWh) em abril. O volume é 0,4% menor do que o apurado no mesmo período do ano anterior, mas representa um aumento de 1% em relação a março. O desempenho foi assegurado pelos mercados residencial e comercial, que cresceram 8,9% e 8,5% em relação a abril de 2008, respectivamente.

O dado, porém, pode embutir um efeito estatístico, uma vez que o consumo de abril do ano passado foi menor do que o habitual, em virtude de temperaturas abaixo da média histórica. Mesmo assim, diz a EPE, o consumo nos dois segmentos tem crescido por meses seguidos, o que indica uma maior resistência à crise econômica. No acumulado do ano, o consumo residencial cresceu 6,6% e o comercial, 6,1%.

Já o consumo industrial caiu 8,9% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No ano, acumula queda de 11,6%, resultado puxado pelo péssimo desempenho dos consumidores livres, que não são clientes de distribuidoras, segmento que concentra indústrias de grande porte.

Segundo a EPE, apenas na Região Sudeste, a queda foi de 15% no quadrimestre. "As reduções mais acentuadas têm ocorrido no Espírito Santos e em Minas Gerais, onde há forte presença de indústrias de grande porte ligadas ao ramo metalúrgico e de mineração, ambos voltados primordialmente para o mercado externo", dizem os técnicos da entidade.

No Espírito Santo, a queda no consumo industrial de energia elétrica acumula 36,6% no ano. Em Minas Gerais, a retração é de 19,3%. São Paulo também verificou recuo, mas apresentou o melhor desempenho da região (queda de 6,9%), de acordo com a EPE, por conta de "ter um parque industrial mais diversificado e mais voltado para o atendimento da demanda doméstica".

Fora o Sudeste, todas as outras regiões tiveram alta no consumo de energia em abril – com destaque para o Centro-Oeste (alta de 5,5%). As indústrias das Regiões Nordeste e Sul também apresentaram um mau desempenho no período, com quedas de 9,3% e 6,4%, respectivamente.

 

Estadão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Atitude cruel e repugnante!

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, foi flagrado em vídeo cometendo…

27 de dezembro de 2025

Associação Campinense de Imprensa emite nota de pesar pelo falecimento do jornalista Thomas Bruno

A Associação Campinense de Imprensa (ACI) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do jornalista…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson se apresenta neste sábado em João Pessoa e programação conta com shows de outros religiosos

O religioso Frei Gilson se apresenta neste sábado (27), no Busto de Tamandaré, no projeto…

27 de dezembro de 2025

Frei Gilson chega a João Pessoa e se encontra com arcebispo da Paraíba, Dom Delson

O religioso Frei Gilson já está em João Pessoa para participar do Celebra João Pessoa…

27 de dezembro de 2025

João Pessoa terá operação especial de trânsito e transporte público para show de Frei Gilson

João Pessoa contará com uma operação especial de trânsito e transporte público neste sábado (27),…

27 de dezembro de 2025

Profissional que atuava no segmento de segurança privada é assassinado no Cariri paraibano

Um homem de 37 anos foi assassinado nesta sexta-feira (26), no município de Serra Branca,…

27 de dezembro de 2025