Categorias: Economia

Confiança do comércio alcança a maior alta para janeiro em cinco anos

PUBLICIDADE

Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) alcançou 120,9 pontos, a quinta alta mensal consecutiva e o melhor início de ano desde 2014, quando marcou 122,6 pontos. Três em cada quatro empresários do setor pretendem contratar mais nos próximos meses, e 46% dos entrevistados se mostraram dispostos investir na ampliação ou abertura de lojas.

O subíndice da pesquisa que mede a satisfação com o nível atual de atividade (Icaec) voltou a crescer pelo quinto mês consecutivo em janeiro (+11,3% em relação a dezembro, já neutralizados os efeitos sazonais). A alta foi impulsionada pela queda no grau de insatisfação em relação às condições correntes da economia (+8,4%).

“A valorização do real nas últimas semanas, a desaceleração dos preços e a atual trajetória de queda do desemprego favorecem o consumo neste início de ano, justificando a percepção mais positiva das vendas por parte dos empresários do comércio”, aponta Fabio Bentes, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Expectativas altas quanto à economia, desempenho do setor e da própria empresa

O subíndice que mede as expectativas dos empresários apurou altas de +9,1% no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro do ano passado, e de +13,7% na comparação com janeiro de 2018. Dos cerca de 6 mil empresários pesquisados, 94,0% esperam por melhora das condições econômicas nos próximos meses. Esse é o maior percentual de expectativas positivas em relação à economia desde o início do Icec em 2011. Houve ainda avanços das expectativas em relação ao desempenho do setor (+5,6%) e das empresas dos entrevistados (+4,0%) no médio prazo.

Já a alta de 4,2% no subíndice que mede o apetite por investimentos foi impulsionada pelo aumento nas intenções de contratação no comércio (+6,6%). Em janeiro, 74,6% dos entrevistados declararam estar propensos a contratar mais funcionários nos próximos meses. Esse é o maior percentual de intenções de contratação para meses de janeiro desde o início da pesquisa em 2011. Os demais componentes dos investimentos apontam queda do pessimismo nos últimos meses. Segundo 46,1% dos empresários, há planos de ampliação de investimentos nas lojas existentes ou em novas unidades, e 24,2% percebem os níveis de estoques como “acima do adequado”. Em ambos os casos, os menores percentuais dos últimos quatro anos.

PB Agora com CNC

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Últimas notícias

Cícero Lucena critica movimentos políticos de aliados do PP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), criticou, durante entrevista à imprensa nesta quinta-feira…

19 de fevereiro de 2026

Inmet emite alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em mais de 170 municípios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (19), um alerta amarelo de acumulado…

19 de fevereiro de 2026

Julian Lemos oficializa filiação ao PSB e reforça articulação para disputar vaga na Câmara Federal

O ex-deputado federal Julian Lemos oficializou, ontem, quarta-feira (18), sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro…

19 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto confirma ações legais contra desfile de escola que homenageou Lula

O líder da oposição na Câmara Federal, deputado Cabo Gilberto Silva (PL), classificou como “um…

19 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro diz ainda acreditar que Jhony seguirá na base governista: “Sabe que a Paraíba não pode retroceder”

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato à sucessão estadual pelo Progressistas, Lucas Ribeiro, afirmou ontem,…

19 de fevereiro de 2026

Interdição em rua no Jardim Oceania altera tráfego e rota de ônibus; CONFIRA

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que a Rua Mirian…

19 de fevereiro de 2026