A Paraíba o tempo todo  |

Carros pretos podem exigir mais do ar-condicionado e gastar mais combustível

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Que a cor preta retém mais calor, isso todos já sabem, mas, se você tem um carro preto com ar-condicionado, saiba que pode estar gastando mais com combustível do que gastaria se o veículo fosse branco. Isso porque o equipamento já aumenta o consumo do combustível e, no caso dos carros escuros, esse gasto acaba sendo mais intenso.

"Nos carros escuros, a tendência é absorver mais raios ultravioletas, o que vai exigir mais do motor para manter o ar refrigerado", explica o consultor da Molicar, Vitor Meizikas Filho.

Proibindo as vendas

No estado da Califórnia, nos Estados Unidos, circularam informações pela imprensa local e não confirmadas pelo governo que os carros da cor preta serão proibidos de serem comercializados ou de circularem nas ruas, como uma forma de diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Para Meizikas, a medida é um exagero. "Isso é um preciosismo. A influência é pequena, é melhor investir no desenvolvimento de carros híbridos", considera.

Mas, se você quer economizar cada centavo possível em combustível, quando for comprar ou trocar de carro, o melhor é escolher um veículo branco ou prata. "Quanto mais claro, menos raios o carro irá captar", diz o consultor.

Entre os mais vendidos no Brasil

Na hora de adquirir um veículo, os brasileiros estão divididos. Segundo pesquisa divulgada no fim do ano passado, as cores preferidas são o prata, com 31%, e o preto, com 25%.

Entre aqueles que preferem a primeira cor, ao deixar o carro na rua em um dia de sol, eles encontrarão o interior do carro menos quente do que aqueles que preferem o preto.
 

 

 

UOL

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe