A Paraíba o tempo todo  |

Brasil começa o ano exportando 120 t de trigo

O Brasil, um dos maiores importadores mundiais de trigo, começou o ano embarcando pelo porto de Rio Grande (RS) cargas do cereal gaúcho do tipo "soft" para o exterior, num volume negociado até agora de cerca de 120 mil t, segundo fontes do setor.

REUTERS – O Brasil, um dos maiores importadores mundiais de trigo, começou o ano embarcando pelo porto de Rio Grande (RS) cargas do cereal gaúcho do tipo "soft" para o exterior, num volume negociado até agora de cerca de 120 mil t, segundo fontes do setor.

Os embarques, para destinos incomuns ao produto do Brasil, como Paquistão e Tanzânia, segundo um corretor de São Paulo, marcam o início de uma operação comercial que vem se repetindo anualmente, embora não em volumes tão expressivos quanto os das importações do País.

Isso tem ocorrido porque a demanda brasileira para o grão produzido no Rio Grande do Sul (com caracterísicas de matéria-prima para fabricação de biscoitos) não consegue absorver todo o produto gaúcho.

– Saiu ao redor de 120 mil t, apenas para fora do País, para o Norte e Nordeste foi um pouco mais – afirmou nesta sexta-feira Rui Polidoro, presidente da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul), lembrando que, além das exportações, os gaúchos também enviam por cabotagem trigo para os moinhos de regiões não-produtoras, como o Nordeste.

O trigo foi a mercadoria mais movimentada no porto de Rio Grande em janeiro, segundo a administração portuária, uma vez que os embarques de soja caem na entressafra.

No mês passado, foram embarcadas em Rio Grande 142 mil t de trigo, a maior parte para o Nordeste, mas também 25 mil t para a Tanzânia. A previsão é que 58 mil toneladas sejam destinadas ao Paquistão em fevereiro.

Pela avaliação de Polidoro, novos embarques devem ocorrer nos próximos meses, já que ele estimou em mais de 100 mil t as exportações fechadas.

Em 2008, o Brasil importou mais de 6 milhões de t, exportando no mesmo ano 750 mil t, praticamente tudo com origem no Rio Grande do Sul, o segundo produtor nacional respondendo por cerca de 2 milhões das 6 milhões de t recém-colhidas pelo País em 2008/09.

As exportações realizadas no ano passado, no entanto, tiveram um impulso diferente das deste início de 2009. Em 2008, os preços no mercado internacional atingiram patamares recordes e as restrições na oferta da Argentina permitiram que o trigo do Rio Grande do Sul ganhasse algum mercado.

Neste ano, as vendas externas do trigo gaúcho só estão ocorrendo porque contaram com apoio do PEP, uma subvenção governamental disputada em leilão criada originalmente com o objetivo de apoiar o transporte do produto entre regiões brasileiras.

Mas uma brecha no edital do PEP, que prevê que o trigo possa ser levado para qualquer lugar exceto o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, permite que o mecanismo seja utilizado também em operações de exportação. O PEP também vem sendo utilizado nas exportações de milho.

Novas vendas

– Sei que está saindo (o produto para exportação). Mas não sei o preço, teve PEP de outubro saindo (embarcando) agora, PEP recente que vai sair só em março – disse Marcelo de Baco, da corretora gaúcha Agromercado.

Segundo Baco, o fato de o negócio ter sido viabilizado com o PEP acaba dificultando a estimativa de um valor dos acordos privados e mesmo de volumes, pois o mercado só acaba tendo certeza de que o produto foi exportado depois da emissão da Declaração de Exportação.

O valor do PEP disputado em leilão que viabilizou os melhores negócios foi de R$ 178 a t, pouco mais de um terço do valor da t do trigo gaúcho.

As operações com PEP realizadas pelo governo desde o final do ano passado contemplaram cerca de 440 mil t de trigo da safra 08/09.

O prêmio é pago para quem participou do leilão e conseguiu comprovar o escoamento da produção obtida no Estado de origem.

De acordo com Polidoro, há previsão de mais leilões de PEP neste ano, e uma reunião no dia 18 de fevereiro, da Câmara Setorial das Culturas de Inverno, deverá discutir o assunto, já que a maior parte da safra gaúcha ainda está disponível para ser comercializada.

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe