Categorias: Economia

Bernanke se diz confiante em manter inflação sob controle

O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse na quarta-feira que tem uma estratégia de abandono do ciclo de expansão monetária promovido recentemente pelo banco central norte-americano, que manterá a inflação sob controle enquanto a economia se recupera.

"Estamos bastante confiantes que poderemos elevar as taxas de juros, reduzir o fornecimento de dinheiro e fazer tudo isso de forma oportuna para evitar quaisquer consequências inflacionárias", disse Bernanke ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA, durante o segundo dia de depoimentos sobre a política monetária do Fed.

Uma grave recessão nos Estados Unidos trouxe para baixo as pressões inflacionárias e o chefe do Fed disse que a inflação não será um problema nos próximos anos.

O Fed reduziu a taxa de juros overnight referencial para quase zero e colocou mais de 1 trilhão de dólares no mercado de crédito para mantê-lo operacional após o colapso do setor imobiliário, que gerou uma crise global do crédito no ano passado.

Bernanke defendeu as medidas agressivas do Fed, e disse que as ações tomadas pelo BC norte-americano e por outras autoridades monetárias evitaram o que poderia ser "um derretimento financeiro global".

"Acredito seriamente que evitamos, em meados de outubro, o colapso do sistema financeiro global, que poderia ter nos levado a uma crise econômica verdadeiramente profunda e prolongada", disse.

O chairman do Fed reconheceu que, em algum momento, o crescimento econômico vai ganhar força. Ele afirmou que isso implicará uma mudança da política para evitar que o enorme crescimento no fornecimento de dinheiro provoque inflação.

"É muito importante para nós, assim que a economia começar a se recuperar –como de costume, o Fed terá de promover um aperto na política– é muito importante para nós começar então a reverter nossa expansão monetária", disse ele aos parlamentares.

Críticos estão preocupados, pois consideram que será difícil para o Fed abandonar programas importantes, que impulsionaram os mercados de hipotecas e de empréstimos ao consumidor, e que o resultado eventual será uma inflação problemática.

Bernanke reconheceu esses riscos, mas disse que muitas das medidas emergenciais adotadas pelo Fed para impulsionar o mercado de crédito expirarão em algum tempo. Ele disse ainda que existe mais de uma maneira de apertar a política monetária e reduzir a inflação.

"Também temos outras ferramentas, como nossa capacidade de pagar juros sobre as reservas, que ajudará a elevar as taxas de juros, mesmo que não consigamos pegar o montante de dinheiro em circulação de volta tão rápido como gostaríamos".

Assim como fez na terça-feira, Bernanke repetiu nesta quarta que não vê necessidade de os Estados Unidos nacionalizarem bancos.
 

 

Reuters

Últimas notícias

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Domingo em alerta: chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h atingem João Pessoa, alerta Inmet

A madrugada foi, mais uma vez, de muita chuva em João Pessoa. Até as 23h59…

8 de fevereiro de 2026

Domingo tem previsão de chuvas fortes e rajadas de vento em toda a Paraíba, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (8) um alerta para a ocorrência…

8 de fevereiro de 2026

Baía da Traição limita uso de paredões e define regras de som para o Carnaval 2026

A Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, estabeleceu normas específicas para…

8 de fevereiro de 2026

Treze e Campinense medem forças neste domingo em clássico que pode valer a liderança do Paraibano

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

8 de fevereiro de 2026