Categorias: Economia

Artesãos comercializam mais de R$ 16 mil em feira de brinquedos

PUBLICIDADE

 Em apenas quatro dias de exposição, 35 artesãos de Campina Grande e João Pessoa comemoram o volume de vendas de R$ 16 mil, durante a 7ª Feira de Brinquedos Populares (Brincarte), que acontece até o próximo sábado (11) na Praça de Eventos do Shopping Manaíra, em João Pessoa.

Na semana que antecede o Dia das Crianças (12), a feira promovida pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae, tem atraído e fascinado tanto o público infantil quanto o adulto. Foi o caso da comerciante, Juliana Medeiros, que visitou a exposição ao lado do filho Davi, de 10 anos.

“Hoje em dia, as crianças estão acostumadas apenas com brinquedos eletrônicos ou Internet, além deles apresentarem muitos defeitos não possibilitam a interação com outros amigos. Minha filha, por exemplo, não veio, mas estou levando para ela uma casa inteira de bonecas feita em miniaturas, sei que ela vai adorar e chamar as amigas para brincar. Tudo isso é muito sadio”, disse Juliana.

O bombeiro militar Fábio Batista levou o filho Heitor, de 5 anos, para passear no shopping e acabou conhecendo a Brincarte. “Acho importante essa iniciativa, pois são brinquedos de muita qualidade e que a gente não encontra em lugar nenhum. Acabamos de ver um helicóptero de plástico e agora encontramos este feito manualmente,de madeira, e Heitor ficou muito impressionado”, declarou Fábio.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, lembrou a importância dos brinquedos manuais para as crianças. “Queremos mostrar que os brinquedos, que um dia fizeram parte do início de uma vida, de uma história, hoje preservam a identidade cultural de um povo que, através de seus costumes, preserva a memória de uma família e do seu lugar”, observou.

A Brincarte é um convite às brincadeiras. Lá os visitantes podem encontrar bonecas de pano, objetos de barro, carrinhos de madeira e quenga de coco, aviãozinho de metal, peões, rodas gigantes, trenzinhos e casinhas em miniaturas.

Entre os destaques dos trabalhos, encontramos a artesã Lindaura Neri, mais conhecida como “dona Linda”, de 64 anos. Ela começou a fazer bruxinhas desde criança e hoje é reconhecida nacionalmente. Em 2010, recebeu o diploma de Mérito do Programa Estadual de Artesanato do Governo da Paraíba. A mestra participa durante todo o ano dos salões e de eventos nacionais com encomendas de todo o Brasil pela sua riqueza e história na confecção de cada boneca.

Programação – Dentro das atividades e vendas dos brinquedos, o Programa de Artesanato ainda vai oferecer gratuitamente ao público infantil espaços de brincadeiras com amarelinhas e, ainda, nos dias 8 e 10, sempre das 17h às 19h, espetáculos circenses com a família “Los Iranzi”.

Também no dia 11 de outubro, às 17h, haverá o lançamento do livro “Que boneca é essa? – corte e recorte de mestras brasileiras”.

A obra é um documento sobre o trabalho das bonequeiras brasileiras, traçado por duas gaúchas radicadas em Brasília com texto da pesquisadora Macao Goes e fotografia de Graça Seligman. Ao longo de dois anos, as autoras percorreram o interior da Paraíba incluindo o trabalho de dez artesãs locais, além das dos estados de Goiás, Pernambuco, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte realizando um total de 79 entrevistas.

Salão de Artesanato da Paraíba – O Programa também já iniciou os preparativos para o XXI Salão de Artesanato da Paraíba, que vai acontecer de 18 de dezembro a 25 de janeiro em novo endereço, na antiga Associação do BNB, também na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa.

A tipologia crochê foi o tema escolhido para ser homenageado. Por isso, o PAP dará continuidade ao processo de capacitação das crocheteiras, iniciado em julho, que novamente será ministrado pelo tecelão e designer internacional de criação de projetos, o mineiro Renato Imbroisi. As atividades irão ocorrer de 28 de outubro a 4 de novembro em horário comercial na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Tambauzinho – João Pessoa.

Os interessados em participar, seja vinculado ao Programa ou não, devem procurar a Casa do Artista Popular, localizado na Praça da Independência, s/n, munidos dos seus produtos para avaliação da curadoria ou ligar para o telefone 3218-4060.

 

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464