A Paraíba o tempo todo  |

Artesãos comercializam mais de R$ 16 mil em feira de brinquedos

 Em apenas quatro dias de exposição, 35 artesãos de Campina Grande e João Pessoa comemoram o volume de vendas de R$ 16 mil, durante a 7ª Feira de Brinquedos Populares (Brincarte), que acontece até o próximo sábado (11) na Praça de Eventos do Shopping Manaíra, em João Pessoa.

Na semana que antecede o Dia das Crianças (12), a feira promovida pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae, tem atraído e fascinado tanto o público infantil quanto o adulto. Foi o caso da comerciante, Juliana Medeiros, que visitou a exposição ao lado do filho Davi, de 10 anos.

“Hoje em dia, as crianças estão acostumadas apenas com brinquedos eletrônicos ou Internet, além deles apresentarem muitos defeitos não possibilitam a interação com outros amigos. Minha filha, por exemplo, não veio, mas estou levando para ela uma casa inteira de bonecas feita em miniaturas, sei que ela vai adorar e chamar as amigas para brincar. Tudo isso é muito sadio”, disse Juliana.

O bombeiro militar Fábio Batista levou o filho Heitor, de 5 anos, para passear no shopping e acabou conhecendo a Brincarte. “Acho importante essa iniciativa, pois são brinquedos de muita qualidade e que a gente não encontra em lugar nenhum. Acabamos de ver um helicóptero de plástico e agora encontramos este feito manualmente,de madeira, e Heitor ficou muito impressionado”, declarou Fábio.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, lembrou a importância dos brinquedos manuais para as crianças. “Queremos mostrar que os brinquedos, que um dia fizeram parte do início de uma vida, de uma história, hoje preservam a identidade cultural de um povo que, através de seus costumes, preserva a memória de uma família e do seu lugar”, observou.

A Brincarte é um convite às brincadeiras. Lá os visitantes podem encontrar bonecas de pano, objetos de barro, carrinhos de madeira e quenga de coco, aviãozinho de metal, peões, rodas gigantes, trenzinhos e casinhas em miniaturas.

Entre os destaques dos trabalhos, encontramos a artesã Lindaura Neri, mais conhecida como “dona Linda”, de 64 anos. Ela começou a fazer bruxinhas desde criança e hoje é reconhecida nacionalmente. Em 2010, recebeu o diploma de Mérito do Programa Estadual de Artesanato do Governo da Paraíba. A mestra participa durante todo o ano dos salões e de eventos nacionais com encomendas de todo o Brasil pela sua riqueza e história na confecção de cada boneca.

Programação – Dentro das atividades e vendas dos brinquedos, o Programa de Artesanato ainda vai oferecer gratuitamente ao público infantil espaços de brincadeiras com amarelinhas e, ainda, nos dias 8 e 10, sempre das 17h às 19h, espetáculos circenses com a família “Los Iranzi”.

Também no dia 11 de outubro, às 17h, haverá o lançamento do livro “Que boneca é essa? – corte e recorte de mestras brasileiras”.

A obra é um documento sobre o trabalho das bonequeiras brasileiras, traçado por duas gaúchas radicadas em Brasília com texto da pesquisadora Macao Goes e fotografia de Graça Seligman. Ao longo de dois anos, as autoras percorreram o interior da Paraíba incluindo o trabalho de dez artesãs locais, além das dos estados de Goiás, Pernambuco, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte realizando um total de 79 entrevistas.

Salão de Artesanato da Paraíba – O Programa também já iniciou os preparativos para o XXI Salão de Artesanato da Paraíba, que vai acontecer de 18 de dezembro a 25 de janeiro em novo endereço, na antiga Associação do BNB, também na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa.

A tipologia crochê foi o tema escolhido para ser homenageado. Por isso, o PAP dará continuidade ao processo de capacitação das crocheteiras, iniciado em julho, que novamente será ministrado pelo tecelão e designer internacional de criação de projetos, o mineiro Renato Imbroisi. As atividades irão ocorrer de 28 de outubro a 4 de novembro em horário comercial na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Tambauzinho – João Pessoa.

Os interessados em participar, seja vinculado ao Programa ou não, devem procurar a Casa do Artista Popular, localizado na Praça da Independência, s/n, munidos dos seus produtos para avaliação da curadoria ou ligar para o telefone 3218-4060.

 

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe