Categorias: Economia

Além da PB, Porto de Cabedelo abastece mercado de combustíveis de mais 3 estados do NE

PUBLICIDADE

O Porto de Cabedelo, por sua localização estratégica, recebe por mês toneladas de combustíveis para abastecer o mercado paraibano e parte de municípios de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. No mês de agosto, atracaram no porto seis petroleiros .Os navios de combustíveis chegam semanalmente no Porto de Cabedelo. Em média, atracam seis navios petroleiros por mês.

"O Porto de Cabedelo possui uma posição geográfica privilegiada tanto do ponto de vista marítimo quanto do ponto de vista rodoviário. Nós estamos integrados com a BR-230 e a BR-101", destacou a presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, argumentando ser este um dos principais atrativos do porto, tendo em vista ser o mais próximo da Ásia, África e Europa, além de ocupar uma posição estratégica em relação aos demais Estados do Nordeste, situando-se no centro geográfico da região.

Por causa dessa posição estratégica, mais empresas já manifestaram interesse em arrendar áreas para estocagem de combustíveis. "O Porto tem áreas disponíveis para arrendamento para estocagem de combustíveis e algumas empresas estão interessadas, já protocolaram propostas na Companhia Docas, mas depende de liberação por parte do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil a licitação das áreas disponíveis no Porto", explicou Gilmara Temóteo.

O Porto de Cabedelo tem foco na questão de cabotagem de combustíveis, que é o translado de mercadorias em porto do mesmo país. Atuam no Porto de Cabedelo quatro terminais de combustíveis: Transpetro, BR Distribuidora, Tecab e Raízen, empresas arrendatárias e clientes do Porto. Os navios petroleiros atracam no berço 101, exclusivo para descarregar os combustíveis por meio de mangotes que transportam os produtos para os tanques localizados dentro do complexo portuário. O Porto administra tudo, mas a distribuição dos combustíveis é feita por essas quatro empresas.

Hoje uma empresa já importa combustível por meio do Porto de Cabedelo. Em julho passado, um navio fretado trouxe 5.600 toneladas de gasolina de Houston, Estados Unidos.

Atualmente, o Porto de Cabedelo dispõe de um cais acostável público, com 602m de comprimento. Este cais é dividido em 4 (quatro) berços de atracação com profundidade homologada pela Marinha do Brasil em 9,14 metros. Esse cais possibilita a atracação de três navios, simultaneamente, de até 200 metros de comprimento cada.

Arrendamento de áreas – No que tange os tanques referentes a graneis líquidos, é incluso no espaço do Porto áreas que são arrendadas a empresas de armazenagem. As áreas denominadas AE-2, AE-3 e AE-4 estão disponíveis ao Tecab – Terminais de Armazenagens de Cabedelo Ltda, com área total de 24.783 m² e capacidade de armazenagem de 30.284 m³, divididas em nove tanques. Esta empresa tem um projeto de expansão para a criação de mais cinco tanques.

A Raízen Combustíveis S.A. utiliza a área AI-1 com 19.051,80m², dispondo de seis tanques com capacidade total de armazenagem de 19.000m³ para graneis líquidos. Na área AE-13 pode-se encontrar dois tanques com capacidade de armazenagem para 2.900 m³ e o Porto está tentando autorização do MTPA para licitar.

A Petrobrás Distribuidora, Base de Cabedelo (Bacab) utiliza a área denominada AE-11 da zona portuária, possuindo uma topografia plana que dispõe dos seguintes dados para armazenagem e movimentação de combustíveis: seis tanques verticais com capacidade total de armazenagem de 11.600m³ de gasolina, diesel e alcoóis, e três tanques horizontais com capacidade total de 75m³ para armazenagem de biodiesel.

Localização – O Porto de Cabedelo está localizado no município de Cabedelo, Estado da Paraíba, na margem direita do estuário do Rio Paraíba, vizinho ao Forte Santa Catarina, monumento histórico do século XVI, em frente á ilha da Restinga. Suas coordenadas geográficas são: Latitude: 6º 38’ 40” S (Sul) e Longitude: 34º 50’ 18” W (Oeste). O Porto de Cabedelo está interligado com os modais hidroviário, rodoviário, ferroviário, aeroviário e dutoviário.

A Companhia Docas da Paraíba, responsável pela a administração, tem sua sede dentro da área portuária, na Avenida Presidente João Pessoa, sem número, CEP 580310-000, no centro da cidade de Cabedelo. O endereço eletrônico é http://portodecabedelo.com.br/docas-e-porto e PABX (83) 3250-3001.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Responsabilidade social cristã no Pacto de Lausanne

Faz quase cinquenta anos que aconteceu o Congresso Internacional de Evangelização Mundial. Em julho de…

30 de abril de 2024

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Serviços essenciais funcionam normalmente em JP neste feriado de 1º de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024