Categorias: Direito

Saiba o que muda com a “Lei da Terceirização”

PUBLICIDADE

Tem sido motivo de grandes repercussões a aprovação da “Lei da Terceirização” (Lei nº 13.429/2017), sancionada no último dia 31 de março, trazendo diversas dúvidas, principalmente, para os trabalhadores e empresários.

Tem-se observado a criação de um “estereótipo de horror” com essa questão. Isso porque a Lei traz questões bastante controvertidas, como a possibilidade de a Empresa Prestadora de Serviço desenvolver “atividades-meio” e “atividades-fim” a serem executadas na Empresa Tomadora de Serviços, sem, contudo, existir qualquer vínculo de emprego entre ela e os trabalhadores contratados.
 
No serviço público, por exemplo, é certo que poderá haver uma redução na destinação dos cargos submetidos a concursos públicos, em detrimento de ampliar a terceirização nos cargos públicos de apoio. Diante desse cenário, abrem-se as discussões acerca da possibilidade de aumento do “nepotismo” e do “clientelismo político”, o que certamente poderá trazer uma precarização das relações de trabalho para este setor.
 
A Lei vem com a proposta “implícita” de minimizar os custos da contratação da mão-de-obra, prometendo a diminuição do desemprego e o aumento exponencial de investimentos privados no País.
 
Outro ponto que tem sido alvo de fortes críticas é a autorização para que Empresas com pouquíssimo capital social possam funcionar perante terceiros, como exemplo, a Lei prevê que uma Empresa com até DEZ empregados necessite de um capital mínimo de apenas R$ 10.000,00 (dez mil reais), não parecendo portar garantia para o eventual cumprimento do pagamento das verbas trabalhistas.
 
A norma ainda trata do contrato de trabalho temporário, alterando a antiga disposição que previa uma duração máxima de três meses do contrato, para o prazo máximo de 180 dias consecutivos ou não, prorrogáveis por mais 90 dias consecutivos ou não.

Apesar das diversas mudanças apontadas, a “Lei da Terceirização” traz algumas vantagens para ambas as partes e assegura alguns direitos para os trabalhadores:
 
– Para as empresas tomadoras dos serviços: diminui-se a burocracia com a contratação do quadro de trabalhadores permanente; não haverá preocupação com gerência, pagamentos com folhas de pessoal e processo seletivo mais ágil; redução de custos, como exemplo, a Tomadora de Serviços recolherá apenas 11% do salário dos terceirizados para a contribuição previdenciária patronal, sendo descontado do pagamento total da Tomadora de Serviços, aumentado a competitividade.
  
– Para os trabalhadores Temporários e Terceirizados: facilidade para trabalhadores mais jovens na inserção do mercado de trabalho; redução dos requisitos para a contratação, permitindo adquirir experiência profissional; fica assegurada a responsabilidade subsidiária do Tomador de Serviços; a lei assegura direitos trabalhistas, tais como: limite diário e semanal de jornada, hora extra de no mínimo 50%, adicional noturno, 13ª proporcional, férias proporcionais, recolhimento de INSS, depósitos do FGTS, registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Porém, especialmente para os trabalhadores temporários, não há o direito ao aviso prévio, nem a multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS.

Dr. Rafael Marques – Advogado Associado do Departamento Jurídico Trabalhista

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024