A Paraíba o tempo todo  |

Usina Energisa indica obras de autores e dramaturgos paraibanos para ler e assistir

Incentivadora da cultura paraibana, a Usina Energisa segue valorizando e disseminando o trabalho e talento de nossos artistas e a nossa produção local. Com as atividades paralisadas por causa da pandemia do novo coronavírus, a Usina tem aproveitado o momento para compartilhar dicas culturais paraibanas que estão disponíveis facilmente na internet.

Grande celeiro cultural, a Paraíba tem profissionais talentosos nas mais diversas áreas. Nesta semana, a Usina Energisa indica conferir o trabalho de autores e dramaturgos, como é o caso do inesquecível Ariano Suassuna, de Lourdes Ramalho e Maria Valeria Rezende. Seus livros, cordéis e filmes fizeram história.

Ariano Suassuna

Famoso pela narrativa da sua peça teatral, “O Auto da Compadecida”, escrita em 1955, e que ganhou projeção no ano 2000, com filme de mesmo título dirigido por Guel Arraes, Ariano Suassuna era um grande defensor da cultura nordestina. Nascido em João Pessoa, em 1927, o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor, foi também idealizador do Movimento Armorial.

Em 1942 passou a morar em Recife e estreou seus dons literários três anos depois com seu primeiro poema “Noturno”, publicado em jornal de grande circulação na capital pernambucana. Com uma trajetória impecável, Ariano faleceu em 2014 e deixou um legado com obras de peso como “A História de amor de Fernando e Isaura” (1956) e “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” (1971). Conheça os detalhes da vida e produção artística de Suassuna no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ariano_Suassuna.

Lourdes Ramalho

Escritora, poeta, dramaturga, cordelista e pesquisadora, Lourdes Ramalho nasceu no Rio Grande do Norte, mas tinha uma forte ligação com Campina Grande e dedicou parte de sua obra a temáticas da cidade, onde fixou residência em 1958.

Com sua obra conhecida em todo Brasil e mais de cem textos teatrais, Lourdes teve muito sucesso com as peças “Fogo Fátuo” (1974), “As Velhas” (1975) e “A Feira” (1976). Assista ao espetáculo teatral “As Velhas” no link: https://www.youtube.com/watch?v=VJMMOlVPUDg. Para saber mais sobre a escritora acesse https://www.paraibacriativa.com.br/artista/lourdes-ramalho/.

Maria Valéria Rezende

Radicada na Paraíba desde 1976, Maria Valéria Rezende fez sua primeira publicação literária em 2001, com “Vasto Mundo”. O livro foi reeditado em 2015 e publicado na França em 2017. Com sua obra voltada para ficção e poesia, teve seu principal romance “O voo da guará vermelha” (2005) publicado na França, em Portugal e na Espanha. Escritora premiada, Valéria também é ativista e participa do Movimento Mulherio das Letras. Saiba mais sobre ela: https://www.mariavaleriarezende.com/biografia.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe