Tríduo Pascal: cristãos revivem a paixão, morte e ressurreição de Jesus, em jornada de fé e reflexão rumo à Páscoa

PUBLICIDADE

A última ceia; a traição de Judas, a prisão, julgamento, condenação, morte e ressurreição de Jesus. Os cristãos do mundo celebram nesta quinta-feira (28), sexta-feira (29) e o sábado santo (30), o chamado Tríduo Pascal. Trata-se de uma celebração que culmina com a Páscoa.

Para os católicos, o tríduo começa nesta  Quinta-Feira com a Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor. A Celebração marca a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Pela manhã, os bispos de todas as dioceses se reúnem com os padres na chamada Missa da Crisma ou dos santos óleos que são usados nos sacramentos do Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos.

À noite, a Igreja celebra a Ceia do Senhor em alusão à Última Ceia quando Jesus Cristo se reuniu com os 12 discípulos, antes da crucificação para celebrar a Páscoa. Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, os cristãos fazem memória da última ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

O evangelho será sempre o escrito por João 13,1-15, que fala de Jesus Cristo, que lava os pés dos apóstolos. “Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). E Jesus lava os pés dos onze que estão com ele. Este texto nos convida a refletir sobre o sentido da Eucaristia, do sacerdócio e do amor fraterno.

 

A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

“E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”. 20Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado por vós”. (Lucas 22, 18,20).

A Sexta-feira Santa


Jejum e abstinência de carne são os princípios deste dia.” Exatamente às 15h, considerada a hora nona pela Bíblia, os fiéis se reúnem para celebrar a paixão e a morte de Cristo. O rito tem quatro momentos, o momento da paixão anunciada, envocada, venerada e comungada. Na Sexta-Feira Santa, os cristãos recordam a condenação, prisão, paixão e morte de Jesus na Cruz. A Sexta-feira Santa é o único dia em que a Igreja não celebra missa, mas celebra-se, sobriamente, uma ação litúrgica fazendo memória da entrega de Jesus na cruz.

 

Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado.

Vigília Pascal
O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal e antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. O túmulo está vazio. Durante o dia, não há missa. “É momento de silêncio e oração.” Só no período da noite é que acontece a vigília pascal. “Uma longa celebração, na qual o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal”.


O ápice da Semana Santa é o Domingo de Páscoa. A Páscoa pode ser considerada a grande festa cristã. Nessa data, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, a Páscoa já existia desde a Antiguidade, embora com outro significado. Até hoje, a Páscoa simboliza coisas diferentes para judeus e cristãos.

Na Bíblia, o livro do Êxodo no segundo no Antigo Testamento, é tradicionalmente atribuído a Moisés. Relata o período da escravidão dos hebreus, a saída do povo do Egito e a peregrinação rumo a Canaã, a chamada Terra Prometida. O texto é recheado de passagens que contam o sofrimento do povo sob o jugo egípcio.

A Páscoa cristã surgiu a partir de uma celebração que acontece entre os judeus, chamada pessach que significa a passagem, em hebraico. Na tradição judaica, a Páscoa acontece a partir do momento em que os israelitas se libertam da escravidão dos egípcios por volta de 1.300. Para os judeus, a Páscoa portanto, significa a passagem da escravidão para a liberdade, materializada na travessia do Mar Vermelho.

O túmulo vazio. O memorial da Páscoa recebe um sentido novo no Novo testamento. Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus, e a vitória da vida sobre a morte.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “desde os primórdios da Igreja celebrou-se o mistério da Páscoa cristã, pelo seu valor fundamental e salvífico relacionado à vida cristã”. O fato era que no coração da Páscoa, comemoram os cristãos o mistério da redenção humana, mediante a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Pela Páscoa, a Igreja celebra a passagem da morte do Senhor para a vida divina.

A data da Páscoa muda todos os anos devido a um cálculo baseado nas fases da Lua e tradições eclesiásticas. Ao contrário de outras festas cristãs, como o Natal, que é celebrado na mesma data todos os anos, a Páscoa é uma festa móvel que pode cair em datas diferentes a cada ano.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cinquenta e sete postos de combustíveis de João Pessoa são notificados e terão que explicar aumento extemporâneo no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Polícia Militar frustra criminosos, apreende armas de fogo e recupera veículos na grande JP

A Polícia Militar frustrou uma ação de criminosos que vinham cometendo assaltos no litoral norte…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024