A Paraíba o tempo todo  |

Tríduo Pascal: cristãos revivem a paixão, morte e ressurreição de Jesus, em jornada de fé e reflexão rumo à Páscoa

A última ceia; a traição de Judas, a prisão, julgamento, condenação, morte e ressurreição de Jesus. Os cristãos do mundo celebram nesta quinta-feira (28), sexta-feira (29) e o sábado santo (30), o chamado Tríduo Pascal. Trata-se de uma celebração que culmina com a Páscoa.

Para os católicos, o tríduo começa nesta  Quinta-Feira com a Missa do Lava Pés e da Ceia do Senhor. A Celebração marca a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Pela manhã, os bispos de todas as dioceses se reúnem com os padres na chamada Missa da Crisma ou dos santos óleos que são usados nos sacramentos do Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos.

À noite, a Igreja celebra a Ceia do Senhor em alusão à Última Ceia quando Jesus Cristo se reuniu com os 12 discípulos, antes da crucificação para celebrar a Páscoa. Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, os cristãos fazem memória da última ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

O evangelho será sempre o escrito por João 13,1-15, que fala de Jesus Cristo, que lava os pés dos apóstolos. “Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). E Jesus lava os pés dos onze que estão com ele. Este texto nos convida a refletir sobre o sentido da Eucaristia, do sacerdócio e do amor fraterno.

 

A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.

“E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”. 20Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado por vós”. (Lucas 22, 18,20).

A Sexta-feira Santa


Jejum e abstinência de carne são os princípios deste dia.” Exatamente às 15h, considerada a hora nona pela Bíblia, os fiéis se reúnem para celebrar a paixão e a morte de Cristo. O rito tem quatro momentos, o momento da paixão anunciada, envocada, venerada e comungada. Na Sexta-Feira Santa, os cristãos recordam a condenação, prisão, paixão e morte de Jesus na Cruz. A Sexta-feira Santa é o único dia em que a Igreja não celebra missa, mas celebra-se, sobriamente, uma ação litúrgica fazendo memória da entrega de Jesus na cruz.

 

Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado.

Vigília Pascal
O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal e antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. O túmulo está vazio. Durante o dia, não há missa. “É momento de silêncio e oração.” Só no período da noite é que acontece a vigília pascal. “Uma longa celebração, na qual o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal”.


O ápice da Semana Santa é o Domingo de Páscoa. A Páscoa pode ser considerada a grande festa cristã. Nessa data, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, a Páscoa já existia desde a Antiguidade, embora com outro significado. Até hoje, a Páscoa simboliza coisas diferentes para judeus e cristãos.

Na Bíblia, o livro do Êxodo no segundo no Antigo Testamento, é tradicionalmente atribuído a Moisés. Relata o período da escravidão dos hebreus, a saída do povo do Egito e a peregrinação rumo a Canaã, a chamada Terra Prometida. O texto é recheado de passagens que contam o sofrimento do povo sob o jugo egípcio.

A Páscoa cristã surgiu a partir de uma celebração que acontece entre os judeus, chamada pessach que significa a passagem, em hebraico. Na tradição judaica, a Páscoa acontece a partir do momento em que os israelitas se libertam da escravidão dos egípcios por volta de 1.300. Para os judeus, a Páscoa portanto, significa a passagem da escravidão para a liberdade, materializada na travessia do Mar Vermelho.

O túmulo vazio. O memorial da Páscoa recebe um sentido novo no Novo testamento. Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus, e a vitória da vida sobre a morte.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “desde os primórdios da Igreja celebrou-se o mistério da Páscoa cristã, pelo seu valor fundamental e salvífico relacionado à vida cristã”. O fato era que no coração da Páscoa, comemoram os cristãos o mistério da redenção humana, mediante a morte e ressurreição do Senhor Jesus. Pela Páscoa, a Igreja celebra a passagem da morte do Senhor para a vida divina.

A data da Páscoa muda todos os anos devido a um cálculo baseado nas fases da Lua e tradições eclesiásticas. Ao contrário de outras festas cristãs, como o Natal, que é celebrado na mesma data todos os anos, a Páscoa é uma festa móvel que pode cair em datas diferentes a cada ano.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe