Categorias: Cultura

Temperatura despenca e termômetros devem registrar clima ainda mais frio, na PB

PUBLICIDADE

Quem vê as imagens de frio no Sul do País, com os termômetros registrando baixas temperaturas, com neve e chuva congelada,  pode se perguntar porque no Nordeste, o clima também não fica gelado?. Mas no Brejo,  Agreste e Cariri da Paraíba, as temperaturas também despencaram neste começo de inverno.

A cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, tem registrado baixas temperaturas. No começo desta semana, a cidade registrou 14,9ºC, caindo para 14,4ºC na madrugada da última terça-feira (29), a menor temperatura da região em 2021. Em cidades do Brejo como Areia, Bananeiras e Pillar, os termômetros também registraram baixas temperaturas.
É verdade que a queda de temperatura nas cidades paraibanas  não se iguala ao clima congelante registrado nas cidades como Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim em Santa Catarina, Gramado e São José dos Ausentes na Serra Gaúcha. No entanto, o clima frio nesses municípios, pode ser um fator para impulsionar o turismo no período do inverno.
No inverno do ano passado, duas cidades do Cariri da Paraíba registraram temperaturas inferiores a 15ºC na madrugada desta terça-feira (7). Cabaceiras registrou 14,6ºC e Monteiro, 14,5ºC.  Já a  cidade de Matureia, no Sertão paraibano, chegou a registrar uma temperatura de 12ºC, o dia mais frio do ano.

De acordo com meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) Marle Bandeira,  as temperaturas durante o verão, de dezembro a março, são mais altas. No outono, elas já começam a ficar mais amenas, mas é no inverno que as temperaturas mais baixas são registradas.

A meteorologista  explicou que julho e agosto são os meses mais frios do ano em regiões como Brejo e Agreste paraibano. No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas nessas regiões.

Segundo Marle, as temperaturas mínimas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral devem chegar até 16°C. Porém, no Cariri, no mês de agosto as temperaturas podem ser ainda mais baixas.

A previsão é de madrugadas geladas em cidades como Areia e Monteiro.  Em Campina Grande, no Agreste paraibano, a madrugada mais fria do ano foi registrada no dia 27 de junho, com 17,1ºC, variando mais 17,2ºC na madrugada.

Em Sousa, no Sertão da Paraíba, as temperaturas também têm apresentado uma queda, principalmente durante a madrugada. No último domingo, a cidade registrou uma temperatura de 15,6ºC.

A estação do frio termina no dia 22 de setembro, data em que tem início a primavera. As menores temperaturas devem continuar a ser registradas durante a madrugada. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, agosto será o mês mais frio. No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas. Segundo a especialista, as temperaturas atingem valores mínimos, variante sempre de uma região para outra do estado.

Severino Lopes 
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024