Categorias: Cultura

Site relembra a obra de John Hughes

PUBLICIDADE

Na última quinta-feira(6) o cinema mundial perdeu o diretor e roteirista John Hughes. Seu nome é imediatamente associado à comédia “Curtindo a vida adoidado” (“Ferris Bueller’s day off” no original), mas o filme não foi o único de Hughes a garantir espaço cativo nos corações de jovens do mundo inteiro nos anos 80.

Um ano antes de “Curtindo…”, Hughes deu aos adolescentes o clássico instantâneo “Clube dos cinco”, primo distante – e mais rebelde – dos filmes de colégio como “High school musical” e afins. Na história, cinco alunos da fictícia Shermer High School são obrigados pelo diretor a passar um sábado de castigo na biblioteca da escola.

O filme traz um Emilio Estevez em início de carreira, aos 22, como o esportista Andrew Clark, e a ruiva Molly Ringwald, espécie de namoradinha pop da América dos filmes colegiais da década e que mais tarde estrelaria “A garota de rosa-choque”, de 1986, outro dos sucessos (com roteiro) de Hughes.

O quinteto é completo pelos demais estereótipos de uma escola americana da época: o maconheiro John Bender (Judd Nelson), o nerdão Brian (Anthony Michael Hall) e a esquisitinha Allison (Ally Sheedy). De início eles não se bicam, mas, aos poucos, eles vão se entendendo e ajudando o espectador a entender o que cada um fez para chegar ali.

Língua dos jovens

 

Mesmo criados a partir de clichês, Hughes conseguia fazer com que os seus cinco desajustados falassem a “língua” dos jovens da época, em especial a dificuldade de diálogo com os pais.

Repleto de referências à cultura pop dos 80, o filme ainda ajudou a eternizar a canção “Don’t you (forget about me)”, do Simple Minds, que chegou a liderar as paradas naquele a no.

Também número 1, aliás, é a posição que “Clube dos cinco” ocupa no ranking dos melhores filmes de colégios elaborada pela revista “Entertainment Weekly” em 2006, à frente de títulos como “Rebelde sem causa”, de James Dean, quarto da lista, “Harry Potter e o cálice de fogo”, 36º lugar, e do próprio “Curtindo a vida adoidado”, que ficou na 10ª posição.

 

Talvez porque, ao longo de todo o filme, o protagonista de “Curtindo a vida adoidado” esteja exatamente… matando aula.

 

 

O dia de folga de Ferris Bueller

 

Na história, o adolescente Ferris Bueller (Matthew Broderick) finge estar doente para faltar à aula, enganado seus pais e o diretor do colégio. Com uma série de armações, ele resolve tirar o dia de folga e convoca seu melhor amigo, Cameron Frye (Alan Ruck) e sua namorada Sloane (Mia Sara). Para o passeio, ele convence o amigo a pegar escondida a linda Ferrari vermelha de seu pai, e eles seguem para o centro de Chicago.

Começam então as aventuras do trio, que passam por um restaurante tradicional, um estádio de baseball, um museu, as torres Sears e uma parada popular, em que Ferris faz uma multidão sacudir ao som de “Twist and shout”, dos Beatles.

Mas as loucuras de “Curtindo a vida adoidado” não são exatamente o motivo de essa comédia ter se mantido viva no imaginário coletivo. Hoje, 23 anos depois de seu lançamento, o filme estrelado por Matthew Broderick ainda se mantém atual como uma bela homenagem à malandragem, à liberdade, a energia da adolescência e (por que não?) à década de 80.

Cultuado por fãs de toda parte, “Curtindo a vida adoidado” ainda inspira eventos nostálgicos como a Ferris Bueller Parade, em que admiradores da comédia saem às ruas de Nova York para reproduzir cenas do longa-metragem. Em setembro de 2008, a performance reuniu cerca de 800 pessoas que cantaram e dançaram ao som de “Twist and shout”.

Outro exemplo de como “Curtindo a vida adoidado” ainda mobiliza muita gente por aí é a venda recordista de uma casa e um carro usados nas filmagens. A bela residência do personagem Cameron, com suas paredes de vidro, foi colocada à venda por US$ 2,3 milhões este ano em Chicago. Já a Ferrari 250 GT Califórnia 1961 que aparece no longa foi arrematada em 2008 pelo preço recorde de US$ 11 milhões, o valor mais alto já pago por um automóvel em todo o mundo.

Não esqueceram de mim

 

Por esses exemplos, John Hughes ficará para sempre associado ao cinema comercial dos anos 80. Mas o que nem todo mundo se lembra é que ele conseguiu ainda deixar uma marquinha, que seja, na década de 1990.

 

É também Hughes quem assina os roteiros da série “Esqueceram de mim”, que revelou o então pequeno notável Macaulay Culkin, em 1990, e deu início a uma nova geração de comédias infanto-juvenis que marcariam os anos seguintes. As aventuras caninas de “Beethoven” 1 e 2 e até a adaptação para as telas de “Dênis, o Pimentinha” – tudo saído da pena de John Hughes.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024