Categorias: Cultura

Roteiro das Paixões: espetáculo em 16 bairros

Além do espetáculo ‘Paixão do Menino Deus’, que acontece entre os dias 8 e 12 deste mês, na Praça Dom Adauto, mais 19 comunidades realizarão encenações da Paixão de Cristo, dentro do projeto ‘Roteiro das Paixões’, que chega à quinta edição, patrocinado pela Prefeitura Municipal e coordenado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No Bairro dos Ipês, a encenação da Paixão de Cristo será realizada pelo Grupo de Teatro Treme Terra, com apresentações que começam nesta sexta-feira (3) e vão até domingo (5), às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora da Glória. O grupo, criado em 2003, já montou diversos espetáculos.

Já em Mangabeira VII, a encenação – que também ocorre no mesmo período, às 20h, na Igreja de São Francisco de Assis – fica por conta do Grupo Juventude. Este é o sexto ano que o grupo apresenta o espetáculo. Crianças, jovens e adultos, com idade de 12 a 50 anos, moradores da comunidade, integram o elenco da peça.

O Cenárium Grupo de Artes é responsável pelo espetáculo do Geisel, que acontecerá no sábado e domingo (4 e 5), a partir das 20h30, na Praça Estudante Orlando Geisel, em frente ao mercado público. Jovens e crianças do bairro formam o elenco.

No bairro Esplanada, o Grupo de Jovens Divino Espírito Santo realizará apresentação única, no sábado (4), a partir das 19h30, na Rua Luiza Otávia de Oliveira, em frente à Igreja Católica. O elenco, formado por 120 jovens, participa da elaboração dos textos, ensaios e interpretação do espetáculo.

A Cia de Teatro Art’Spaço realizará a encenação no bairro do Varadouro, nos dias 4, 5, 10 e 11, a partir das 19h, na Praça 2 de Novembro, em frente ao Cemitério Boa Sentença. O grupo, formado por jovens do Varadouro e do Cordão Encarnado, encena o espetáculo há 12 anos.

O Grupo Teatral Arte Povo, de Mandacaru, fará oito espetáculos em lugares diferentes, iniciando no domingo (5), às 19h30, na Praça do Caju, do Bessa. Na segunda-feira (6), o espetáculo acontece às 19h30, no Campo de Futebol de Jacarapé. Na terça-feira (7), o bairro do Miramar receberá a encenação, que acontecerá próximo à Igreja Católica. O bairro de Jaguaribe verá o espetáculo na quarta-feira (8), às 19h30, na Rua Maximiano Machado. Na quinta-feira (9), o grupo Arte Povo se apresentará, às 19h30, no ginásio de esportes da cidade de Lucena. Na sexta-feira (10), o grupo fará a Via Sacra, às 17h, percorrendo as principais ruas de Mandacaru. O bairro dos Bancários receberá a encenação no sábado (11), na Praça da Paz, às 19h30, e encerrando o circuito, o grupo se apresentará novamente em Mandacaru, no domingo (12), na Praça da Cultura, às 16h. O Grupo Arte Povo está fazendo 30 anos e conta com a participação de 70 pessoas.

No bairro do Roger, a encenação da Paixão de Cristo será em sessão única, às 19h, no Campo do Onze, próximo à linha férrea. O Grupo Grutearsca, formado por moradores do bairro, realiza o espetáculo desde 1992. O Bairro dos Novais também terá apresentação única com o Grupo de Teatro Domínius, na sexta-feira (10), às 20h, na avenida principal do bairro, próximo à Igreja Católica. O grupo, fundado há cinco anos, é composto por 30 jovens, além de colaboradores da Comunidade São José e localidades vizinhas.

A Cia Bagunça de Teatro encenará a Paixão de Cristo no bairro José Américo, com apresentações na sexta-feira (10), às 19h, e no domingo (12), às 17h, em frente à Paróquia São José. O grupo surgiu em 2001, formado por jovens.

No Grotão, acontecerão duas apresentações, nos dias 10 e 12, às 19h30, no Campo do Funcionários II, realizadas pela comunidade católica Nossa Senhora da Assunção, que há 18 anos promove o evento.

Já na Comunidade Santa Bárbara, o espetáculo ocorrerá na sexta-feira (10) e domingo (12), às 21h, próximo à Escola Professora Tércia Bonavides Lins, encenado pelo Grupo de Teatro Sagrada Família. Este ano, o espetáculo envolve cerca de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Encerrando o ‘Roteiro das Paixões’, o Grupo de Teatro Arte em Cena, realizará espetáculos nos dias 10 e 12 de abril, às 20h, na Rua Lopo Garro, ao lado do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O grupo teatral foi criado em 1997 e mobilizou para este ano um elenco de 65 atores, sendo 40 deles ligados ao ProJovem.
 

Secom

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026