Categorias: Cultura

Reitor da UEPB diz que sociedade paraibana vai apoiar parceria para reabrir museu

PUBLICIDADE

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, comentou sobre a decisão de fazer parceria com a Fundação Pedro Américo em benefício do Museu de Arte Assis Chateaubriand.

Ele destacou os cuidados que todas as partes envolvidas vêm tomando em todos os aspectos.

“Temos a segurança desse passo e estamos certos que a partir dos resultados toda sociedade paraibana vai apoiar nossa decisão”, assinalou o reitor.

 

O diretor cultural da Fundação Pedro Américo, Dalton Gadelha revelou que a ideia surgiu quando assistia ao programa ´Ideia Livre´ (apresentado todas as terças-feiras na TV Itararé, após o Jornal da Cultura), na qual o reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, falava sobre as dificuldades orçamentárias de manter o museu.

O reitor, durante o referido programa, também falou dos insucessos na busca de parcerias público-privadas.

 

“Em seguida, falei com Rangel da possibilidade de união entre as instituições visando um museu com outros moldes, com tecnologia e com a ideia de que no espaço fosse possível a produção de vídeos e documentários. Dessa forma, a partir de hoje (dia 9/11) fica firmada a parceria entre as instituições”, discorreu Dalton.

 

Oficialmente, a Universidade Estadual da Paraíba transferiu a guarda e a responsabilidade do Museu de Arte Contemporânea (MAC) para a Fundação Pedro Américo e a Fundação Padre Anchieta na última sexta-feira (9), no Auditório do MAC.

 

O convênio, fruto de uma longa negociação, estabeleceu a cessão, por 25 anos, do prédio do museu, que passará a ser gerido pelas fundações, garantindo que o Museu de Arte Contemporânea seja reativado, sem custos para a Universidade. O MAC permanece como patrimônio da Universidade Estadual, mas a gestão passa para o modelo implementado pela Fundação Pedro Américo e pela Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.

 

Antes de entregar oficialmente as chaves do Museu, o reitor Rangel Junior elencou os motivos que resultaram na celebração do convênio. Ele observou que, devido a crise financeira pela qual a Instituição atravessa, ficou inviável manter o museu funcionando, sendo parceria estabelecida a melhor alternativa para garantir que a sociedade continue a usufruir de tão rico equipamento cultural. Rangel disse estar convencido de que a decisão tomada foi a mais acertada e que, em breve, será referendada pela sociedade, que sentirá os benefícios do convênio.

 

“Tomamos uma decisão muito serena, sensata e segura dos pontos de vista técnico, jurídico e político e social. Então, quando tomamos uma decisão dessa natureza, estamos com a consciência muito tranquila que estamos dando um passo seguro e que as incertezas do futuro não atrapalharão de forma alguma o que estamos fazendo”, destacou. Ele ressaltou que a demora na parceria permitiu às três partes envolvidas construírem um processo de maturidade para assegurar as melhores práticas dentro da estrutura público-privada. Para ele, a parceria entre as instituições representa um gesto de muita maturidade institucional e que se reveste de um conteúdo moderno: a busca para estabelecer relações que preservem o patrimônio público em todos os sentidos e que faça com que esses equipamentos se tornem acessíveis a população.

 

O presidente da Fundação Pedro Américo e magno chanceler do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (Cesed), Dalton Gadelha, disse que o principal motivo a culminar com a parceria foi a preservação da cultura e ampliação do espaço cultural de Campina Grande, da Paraíba e do Nordeste. Ele considerou o momento como um dia histórico e garantiu que as fundações vão cuidar com muito zelo do equipamento, implementando diversas atividades.

Dalton enfatizou que o Museu continua sendo um patrimônio da UEPB, mas, agora, gerido por dois parceiros. “Chegamos a conclusão que era um projeto viável. Então, hoje é a concretização dessa discussão que a gente vem travando há muito tempo, para que o Museu continue a funcionar e abra novos espaços, não só de cultura, mas também de ciência, tecnologia, produção de vídeos, de documentário e filmes”, disse. Segundo ele, no MAC será aberto um novo leque e uma nova realidade para o Museu e quem vai ganhar com isso é a sociedade.

 

Conforme os termos do convênio, caberá à UEPB fiscalizar todas as atividades administrativas relativas às atividades da parceria firmada. À Fundação Pedro Américo caberá toda a responsabilidade jurídica e financeira para a concretização de todos os objetivos descritos nas cláusulas conveniadas, incluindo contratação de pessoal técnico administrativo e de segurança, conforme as necessidades para o pleno funcionamento do equipamento cultural. Já a Fundação Padre Anchieta ficará responsável por prestar assessoria técnico-científica e cultural, colocando à disposição do MAC todo seu acervo histórico, cultural, informativo e documental.

 

Dalton adiantou que no Museu vai funcionar a Central Nordestina Cultural, que é um projeto da Fundação Cultural Pedro Américo para ampliar e contar a história do povo da região. Ele observou que a Fundação tem um modelo próprio de gestão, que será empregado no MAC, ficando inclusive responsável por custear todas as despesas do Museu.

 

 

O MAC foi inaugurado em junho de 2012. Quatro anos antes, a Instituição recebeu projeto e recursos, por intermédio de um contrato de repasse, para a construção do espaço, tendo sido a Secretaria de Planejamento e a estruturado de obras do Governo do Estado que gerenciou toda a construção. No entanto, já a partir do ano da inauguração do museu começaram a surgir dificuldades para assegurar a manutenção do equipamento, devido às muitas restrições orçamentárias impostas à UEPB, o que levou a Universidade a fechar temporariamente o museu em 2016 e, em dezembro do ano passado, suspender seu funcionamento.

 

Redação

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464