Categorias: Cultura

Primeira vaia de Berlim vai para Gael Garcia Bernal e Michelle Williams

PUBLICIDADE

A presença de Michelle Williams (viúva de Heath Legder) e Gael Garcia Bernal e o bom trabalho dos atores em “Mammoth” não foi o suficiente para aplacar as vaias dos jornalistas ao final da primeira sessão do filme aqui em Berlim. Foi a primeira reação ruim sentida com mais força durante as exibições dos filmes da mostra competitiva. Até agora, o máximo que se registrou foi a indiferença glacial em relação a “Ricky”, de François Ozon.

“Mammoth” faz parte de uma tradição recente de filmes com tramas e subtramas que se desenrolam concomitantemente em diferentes países, continentes e fusos horários. Um exemplo recente, lembrado pelo próprio Gael na entrevista coletiva realizada após a sessão, foi “Babel”, de seu conterrâneo Alejandro Gonzáles Iñarritu. Até Fernando Meirelles começou e abandonou um projeto semelhante em parceria com o roteirista Bráulio Mantovani, “Intolerância”. “Muitos filmes com esse mesmo formato foram feitos”, disse o ator, que acaba de ser pai. “Não acho que seja um problema.”

Mas o formato batido não foi a razão das vaias. “Mammoth” acompanha a separação temporária de uma família novaiorquina muito bem estabelecida formada pela cirurgiã Ellen (Michelle Williams), pelo gênio da computação Leo (Gael Garcia Bernal), pela filha de ambos, Jackie (Sophie Nywiede), e pela babá estrangeira da menina, Gloria (a atriz filipina Marife Necesito).

As primeiras cenas mostram a família unida e o papel fundamental da babá na vida da criança. A partir do momento em que o pai vai para Bangcoc assinar um contrato milionário, esse castelo de vento começa a se desfazer.

A mãe passa a sofrer com a rotina do trabalho, a ausência do marido e a distância que isso tudo coloca entre si e a filha. O pai aborrece-se com os protocolos do mundo corporativo e decide viajar para o litoral tailandês enquanto as negociações que o levaram até lá não terminam. E a babá sofre com a distância dos filhos e a necessidade de permanecer nos Estados Unidos para proporcionar a eles uma vida melhor. Na verdade, este é o terceiro fio narrativo, protagonizado por um núcleo de atores filipinos.

Ao ser questionado sobre se gosta de provocar polêmicas, Moodisson, que é conhecido no Brasil por “Benvindos” (2000) e “Lila Para Sempre” (2002), disse que esta não é a razão pela qual faz filmes, nem a razão pela qual fez este “Mammoth”. “Não faço filmes para serem debatidos, mas porque quero expressar algo que sinto no meu coração”, disse ele. “O debate não é a minha prioridade.”
 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024