A Paraíba o tempo todo  |

Primeira eliminatória do 9º Festival de Música da PB seleciona sete finalistas

Foto: Secom-PB

A cidade de Conceição, no Alto Sertão, recebeu na noite dessa sexta-feira (22) o primeiro dia  de eliminatórias do Festival de Música da Paraíba, que selecionou sete finalistas e contou com o show ‘Tributo a Luiz Ramalho’ no encerramento. Neste sábado, às 20h, mais 15 artistas sobem ao palco para defender as composições e a dupla ‘Bel e Alan’ encerra a programação. As apresentações acontecem no Centro Cultural Elba Ramalho, em praça pública.

Os dois dias de eliminatórias estão selecionando os 14 participantes para a Final no próximo dia 30, em João Pessoa. Os shows estão sendo transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Rádio Tabajara e pela TV Assembleia.

As músicas que garantiram vaga na Final foram:  A Saída Perfeita, composição de Lily Sanfoneira, Guga Limeira, Ely Porto e Hélio Geovanni, interpretada no palco por Lily Sanfoneira; Abstinência, composta por Andrei Lira e Iann, interpretada por Andrei Lira, Iann, Diogo Rodrigues e Arthur Vinícius; Filho do Sertão, de Heitor Loureiro, defendida no palco por Heitor Loureiro e Raul Hendrix; Jacumã, composta e interpretada por Gaby Hardman; Manifesto, composição e interpretação de M.a.r.i.a; Tudo Pode Acontecer, composta por  Pedro Francisco e interpretada por Igor Tadeu; e Viva a Arte, Salve Artista, composição e interpretação de Will Cor.

O evento é realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Comunicação S.A (EPC), da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (Secom), com apoio da PBGás, Codata, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição.

Celebração– A noite teve início com a Banda Filarmônica Zeca Ramalho, organizada pela Prefeitura, e, em seguida, os 15 classificados subiram ao palco para defender suas músicas. Ao final das apresentações, a presidente Funesc, Bia Cagliani, agradeceu a todas as instituições envolvidas na realização do Festival, a equipe envolvida, e especialmente ao público presente, e a acolhida calorosa da cidade.

 “Quero agradecer a todos os trabalhadores e trabalhadoras que tornaram isso aqui possível. A gente tem uma equipe grande que está suando há meses pra conceber e pra realizar esse festival, com muitos parceiros como a Codata, a PBGás, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação do Estado, e a parceria imprescindível da Prefeitura de Conceição. E agradeço também aos artistas inscritos, pela confiança no Festival. A noite está sendo linda e espero vocês amanhã para a segunda eliminatória”, disse Bia.

Rui Leitão, diretor de Rádio e TV da EPC, também agradeceu aos envolvidos e destacou em sua fala que Conceição está sendo, nestes dois dias, a capital da música paraibana. “É muito bom a gente ver esse festival se consolidando cada vez mais com um dos mais importantes eventos artísticos do calendário artístico da Paraíba. E revelando sempre talentos dessa paraíba por inteiro, que são muitos e precisam ser reconhecidos. A festa continua, vamos continuar vibrando e ouvindo esses artistas que a Paraíba está revelando, e homenageando um dos grandes compositores da música brasileira, o nosso Luiz Ramalho”, afirmou Rui.

Tributo a Luiz Ramalho – Os homenageados desta edição são Luiz Ramalho e Cecéu. O show de encerramento da eliminatória foi o ‘Tributo a Luiz Ramalho’, organizado pelo seu filho, o violonista, arranjador e compositor Geber Ramalho. Ele se apresentou junto com a banda montada para o tributo, e com a esposa, Lisiane Ramalho, vocalista.

Levaram ao público um repertório com oito músicas de sucesso do seu pai, a exemplo de ‘Foi Deus que fez você’, ‘Roendo Unha’ e ‘Retrato de um forró’, e lançaram uma inédita. Também contaram com participação especial do coral São João Paulo II , de Bonito de Santa Fé, cidade natal de Luiz Ramalho. Na plateia, a família acompanhou com entusiasmo.

Sobre Luiz Ramalho – Nascido em Bonito de Santa Fé-PB e falecido em 1981, Luiz Ramalho teve, enquanto compositor, músicas gravadas por nomes como Luiz Gonzaga, Genival Lacerda e Elba Ramalho. Entre algumas das suas composições mais conhecidas estão “Foi Deus que fez você”, “Veio d’água”, “Daquele jeito”, “Retrato de um forró”, entre outras. Luiz Ramalho faleceu em João Pessoa em 18 de julho de 1981, vítima de leucemia, aos 50 anos, deixando mais de 30 músicas gravadas e várias obras inéditas.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe