Categorias: Cultura

PMJP lança a 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica

Com a participação de músicos de nove países, incluindo o Brasil, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), lançou, nesta terça-feira (13), no Hotel Globo, a programação do 6º Festival Internacional de Música Clássica, que será realizado no período de 25 de novembro a 1º de dezembro, e vai ter participação especial do maestro João Carlos Martins.  Confira a programação no site do evento https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/programacao/.

A sexta edição do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa terá 20 concertos – incluindo a abertura e o encerramento –, nove masterclasses, e a participação de mais de 20 músicos da Argentina, Finlândia, Holanda, México, Noruega, Rússia, Suíça e Ucrânia, além do Brasil, que vão se apresentar nas igrejas do Centro Histórico. Os concertos e as masterclasses são gratuitos.

“É um evento que reune músicos internacionais e locais, uma mistura de sucesso, que faz o Festival Internacional de Música Classica de João Pessoa se consolidar no calendário dos grandes festivais. Nessa edição a Prefeitura está patrocinando cem por cento , e isso não é fácil, dada a complexidade do Festival e o contexto de crise. Começamos a fazer o planejamento ainda no ínicio do ano, para termos grandes nomes da música e toda estrutura necessária”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

O Festival será aberto no dia 25 de novembro, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), no adro da Igreja de São Francisco. Na ocasião, a OSMJP será regida pelo maestro Laércio Diniz, regente titular, e contará com a participação especial do bandoneonista argentino Marcelo Nisinman.

Representando o prefeito Luciano Cartaxo, a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, ressaltou a importância do Festival tanto no aspecto da cultura como no da economia criativa – segmento que a PMJP vem desenvolvendo políticas importantes de fomento, inclusive recebendo reconhecimento da Unesco com o selo de Cidades Criativas, para as áreas de arte popular e artesanato.

“A Prefeitura de João Pessoa vem investindo muito na cultura, com ações voltadas para o cinema com o edital do Walfredo Rodriguez, na musica com o Festival de Música Clássica cada vez mais consolidado, além da arte popular e o artesanato. Ou seja, é um grande momento da cultura, que vai de encontro com a economia criativa, outro segmento que a PMJP desenvolve ações de fomento”, disse a primeira-dama.

Site – Toda a programação do 6º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa pode ser conferida na internet, no site oficial do evento (https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/), onde consta a biografia dos artistas participantes, dia, horário e local de cada apresentação e também das masterclasses.

Masterclasses – Como o objetivo de capacitar os músicos locais, o Festival oferece nove masterclasses de diversos instrumentos (violino, viola, violoncelo e piano), que serão ministradas por Alberto Johnson (Brasil), Violino: Carmen Jiménez (Espanha), Humberto Ridolfi (Argentina) e Sarah Loerkens (Suíça), Mikhail Zemtsov (Rússia), Viola: Dana Zemtsov (México), Eveline Kraayenhof (Holanda), MirjamBosma (Holanda) e SashaGrynyuk (Ucrânia).

As masterclasses acontecerão no Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora e Igreja de São Francisco e as vagas são limitadas a 15 alunos por turma. Quem quiser pode participar como ouvinte. Os interessados devem fazer a inscrição no site do festival. Basta acessar o link https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/, clicar em Masterclass e preencher a ficha de inscrição. O prazo de inscrição termina no dia 25.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026