A Paraíba o tempo todo  |

PMJP lança a 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica

Com a participação de músicos de nove países, incluindo o Brasil, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), lançou, nesta terça-feira (13), no Hotel Globo, a programação do 6º Festival Internacional de Música Clássica, que será realizado no período de 25 de novembro a 1º de dezembro, e vai ter participação especial do maestro João Carlos Martins.  Confira a programação no site do evento https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/programacao/.

A sexta edição do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa terá 20 concertos – incluindo a abertura e o encerramento –, nove masterclasses, e a participação de mais de 20 músicos da Argentina, Finlândia, Holanda, México, Noruega, Rússia, Suíça e Ucrânia, além do Brasil, que vão se apresentar nas igrejas do Centro Histórico. Os concertos e as masterclasses são gratuitos.

“É um evento que reune músicos internacionais e locais, uma mistura de sucesso, que faz o Festival Internacional de Música Classica de João Pessoa se consolidar no calendário dos grandes festivais. Nessa edição a Prefeitura está patrocinando cem por cento , e isso não é fácil, dada a complexidade do Festival e o contexto de crise. Começamos a fazer o planejamento ainda no ínicio do ano, para termos grandes nomes da música e toda estrutura necessária”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

O Festival será aberto no dia 25 de novembro, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), no adro da Igreja de São Francisco. Na ocasião, a OSMJP será regida pelo maestro Laércio Diniz, regente titular, e contará com a participação especial do bandoneonista argentino Marcelo Nisinman.

Representando o prefeito Luciano Cartaxo, a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, ressaltou a importância do Festival tanto no aspecto da cultura como no da economia criativa – segmento que a PMJP vem desenvolvendo políticas importantes de fomento, inclusive recebendo reconhecimento da Unesco com o selo de Cidades Criativas, para as áreas de arte popular e artesanato.

“A Prefeitura de João Pessoa vem investindo muito na cultura, com ações voltadas para o cinema com o edital do Walfredo Rodriguez, na musica com o Festival de Música Clássica cada vez mais consolidado, além da arte popular e o artesanato. Ou seja, é um grande momento da cultura, que vai de encontro com a economia criativa, outro segmento que a PMJP desenvolve ações de fomento”, disse a primeira-dama.

Site – Toda a programação do 6º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa pode ser conferida na internet, no site oficial do evento (https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/), onde consta a biografia dos artistas participantes, dia, horário e local de cada apresentação e também das masterclasses.

Masterclasses – Como o objetivo de capacitar os músicos locais, o Festival oferece nove masterclasses de diversos instrumentos (violino, viola, violoncelo e piano), que serão ministradas por Alberto Johnson (Brasil), Violino: Carmen Jiménez (Espanha), Humberto Ridolfi (Argentina) e Sarah Loerkens (Suíça), Mikhail Zemtsov (Rússia), Viola: Dana Zemtsov (México), Eveline Kraayenhof (Holanda), MirjamBosma (Holanda) e SashaGrynyuk (Ucrânia).

As masterclasses acontecerão no Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora e Igreja de São Francisco e as vagas são limitadas a 15 alunos por turma. Quem quiser pode participar como ouvinte. Os interessados devem fazer a inscrição no site do festival. Basta acessar o link https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/, clicar em Masterclass e preencher a ficha de inscrição. O prazo de inscrição termina no dia 25.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe