Categorias: Cultura

Painel Funesc desta terça promove debate entre quadrinistas nordestinos

PUBLICIDADE

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta terça-feira (20), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será “Esquenta: Quadrinhos Intuados e Rede NEHQ juntos”, mediado pelo jornalista Jãmarri Nogueira e com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov). Os debatedores convidados são o escritor e roteirista de HQ, Zé Wellington; a desenhista e quadrinista, Paloma Diniz e a ilustradora e quadrinista, Débora Santos.

‘Quadrinhos Intuados’ é um tradicional encontro regional de quadrinistas que, antes da pandemia, costumava acontecer nos meses de Agosto, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Já a Rede Nordestina de Histórias em Quadrinhos (NEHQ) é um núcleo que busca fomentar a indústria de HQs na região Nordeste, reunindo quadrinistas, editores, jornalistas, produtores, pesquisadores, leitores e entusiastas, em torno de ações, divulgações e parcerias.

O convidado Zé Wellington é escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, indicado três vezes ao Troféu HQ MIX (considerado o Oscar do quadrinho nacional), tendo vencido em 2016 na categoria Novo Talento Roteirista, pelo quadrinho ‘Steampunk Ladies: Vingança a Vapor’. Em 2019, seu quadrinho ‘Cangaço Overdrive’ foi um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos. Em 2021, lançou ‘Luzia’, adaptação para quadrinhos do romance Luzia-Homem.

Paloma Diniz é desenhista e quadrinista. Formada em Licenciatura em Artes Visuais (UFPB 2007), trabalha com ilustração artística no mercado editorial e com HQs em todas as etapas de produção, atuante no mercado nacional e internacional. Tem 40 anos e nasceu em Patos, na Paraíba, residindo atualmente em João Pessoa. Paloma é sócia de Mike Deodato Jr, com quem, desde 2017, tem uma parceria de auxílio artístico em atividades mercadológicas de artes e quadrinhos. Ela estuda desenho clássico com base na Belas Artes no CCTA/UFPB (curso de extensão, de 2015 até o momento).

Débora Santos é ilustradora e quadrinista cearense, integrante do selo independente Netuno Press. Tem publicado em antologias como a ‘24 Panels’ (2018), da Image Comics, e a revista ‘Café Espacial’ (2016), além de ter lançado histórias independentes como ‘Sapacoco’ (2017) e ‘Pombos!’ (2016). Suas publicações mais recentes são ‘Gringo Love’, ‘Noite de Spoiler’ e ‘Luzia’.

O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou nos jornais O Norte, Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Na rádio, colaborou na Cabo Branco FM, Cidade Verde AM e Tabajara FM. Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista da CBN João Pessoa e do Portal T5.

‘Luzia’, HQ citada acima, é uma adaptação inédita para quadrinhos do clássico da literatura “Luzia-Homem”, de Domingos Olímpio. O livro foi publicado em 1903 e é considerado um clássico, enquadrado no gênero “Ciclo das Secas”, da Literatura Nordestina. Com roteiro de Zé Wellington e desenhos de Débora Santos, a HQ ‘Luzia’ traz a realidade difícil da mulher nordestina, forte e guerreira, mostrando sua verdadeira força interior para superar quaisquer obstáculos.

‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024