A Paraíba o tempo todo  |

Painel Funesc desta terça promove debate entre quadrinistas nordestinos

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta terça-feira (20), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será “Esquenta: Quadrinhos Intuados e Rede NEHQ juntos”, mediado pelo jornalista Jãmarri Nogueira e com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov). Os debatedores convidados são o escritor e roteirista de HQ, Zé Wellington; a desenhista e quadrinista, Paloma Diniz e a ilustradora e quadrinista, Débora Santos.

‘Quadrinhos Intuados’ é um tradicional encontro regional de quadrinistas que, antes da pandemia, costumava acontecer nos meses de Agosto, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Já a Rede Nordestina de Histórias em Quadrinhos (NEHQ) é um núcleo que busca fomentar a indústria de HQs na região Nordeste, reunindo quadrinistas, editores, jornalistas, produtores, pesquisadores, leitores e entusiastas, em torno de ações, divulgações e parcerias.

O convidado Zé Wellington é escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, indicado três vezes ao Troféu HQ MIX (considerado o Oscar do quadrinho nacional), tendo vencido em 2016 na categoria Novo Talento Roteirista, pelo quadrinho ‘Steampunk Ladies: Vingança a Vapor’. Em 2019, seu quadrinho ‘Cangaço Overdrive’ foi um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos. Em 2021, lançou ‘Luzia’, adaptação para quadrinhos do romance Luzia-Homem.

Paloma Diniz é desenhista e quadrinista. Formada em Licenciatura em Artes Visuais (UFPB 2007), trabalha com ilustração artística no mercado editorial e com HQs em todas as etapas de produção, atuante no mercado nacional e internacional. Tem 40 anos e nasceu em Patos, na Paraíba, residindo atualmente em João Pessoa. Paloma é sócia de Mike Deodato Jr, com quem, desde 2017, tem uma parceria de auxílio artístico em atividades mercadológicas de artes e quadrinhos. Ela estuda desenho clássico com base na Belas Artes no CCTA/UFPB (curso de extensão, de 2015 até o momento).

Débora Santos é ilustradora e quadrinista cearense, integrante do selo independente Netuno Press. Tem publicado em antologias como a ‘24 Panels’ (2018), da Image Comics, e a revista ‘Café Espacial’ (2016), além de ter lançado histórias independentes como ‘Sapacoco’ (2017) e ‘Pombos!’ (2016). Suas publicações mais recentes são ‘Gringo Love’, ‘Noite de Spoiler’ e ‘Luzia’.

O mediador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou nos jornais O Norte, Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Na rádio, colaborou na Cabo Branco FM, Cidade Verde AM e Tabajara FM. Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista da CBN João Pessoa e do Portal T5.

‘Luzia’, HQ citada acima, é uma adaptação inédita para quadrinhos do clássico da literatura “Luzia-Homem”, de Domingos Olímpio. O livro foi publicado em 1903 e é considerado um clássico, enquadrado no gênero “Ciclo das Secas”, da Literatura Nordestina. Com roteiro de Zé Wellington e desenhos de Débora Santos, a HQ ‘Luzia’ traz a realidade difícil da mulher nordestina, forte e guerreira, mostrando sua verdadeira força interior para superar quaisquer obstáculos.

‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe