Categorias: Cultura

Painel Funesc debate os desafios do ensino musical remoto, nesta 3ª

PUBLICIDADE

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (11), a partir das 19h, mais uma edição do Painel Funesc, que vai trazer o tema ‘Os desafios do ensino musical on-line’, com participação dos professores de música Marlon Barros (trombonista), Danilo Cardoso (contrabaixista) e Teresa Cristina (violoncelista). O encontro será mediado por Jáder Finamore, gerente operacional de música da Funesc, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

Marlon Barros é licenciado e bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participou de encontros e festivais de música e congressos de educação pelo país e atuou em diversas formações musicais, a exemplo da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB, Paraibones, Orquestra Sinfônica da UFPB e Banda de Música da Filarmônica 28 de Junho (Condado-PE). Também foi professor de trombone/metais no Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (PRIMA), entre outros cursos de extensão e escolas de música. Atualmente é professor de trombone e metais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Monteiro.

Danilo Cardoso de Andrade é graduado em contrabaixo e mestre em Música pela UFPB e atualmente é professor de contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico e disciplinas teóricas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Em sua trajetória, já integrou a Orquestra Infanto-Juvenil da UFPB e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a direção do maestro Luiz Carlos Durier. Também faz parte da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) e da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), na função de chefe de naipe e instrutor de contrabaixo. Em 2010 foi primeiro lugar no Concurso Jovem Solista da OSPB. Há muitos anos apoia a Casa do Béradêro, ONG profissionalizante em luteria que promove inclusão social através da música, no Sertão paraibano.

Teresa Cristina Rodrigues Silva é doutora em Práticas Interpretativas pela UNICAMP, obteve Licenciatura na USP, onde estudou violoncelo com Zigmunt Kubala. Especializou-se em violoncelo barroco no Conservatório Real de Haia, Holanda, com Jaap Ter Linden e fez Mestrado em Música na Lousiana State University, com Dennis Parker. Publicou o álbum Violoncelo XXI, juntamente com os professores Felipe Avellar de Aquino e Fabio Presgrave. Foi integrante do grupo Triplo Contínuo, com o qual gravou um CD dedicado a obras de compositores Italianos do século XVIII e do grupo Sonâncias, com o qual gravou o CD ResSonâncias, com obras de compositores brasileiros do século XXI. Foi integrante da Orquestra Sinfônica da USP por 26 anos e, desde 2015, é professora de Violoncelo e História da Música no IFPB. No último ano, coordenou o projeto de extensão ‘Falando de Música na Pandemia’.

O Painel Funesc estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024