Categorias: Cultura

OSUFPB apresenta seu segundo concerto da temporada 2018

PUBLICIDADE
  1. A OSUFPB apresenta, nesta quarta-feira, 28 de março, o seu segundo concerto da temporada de 2018. A apresentação será na Igreja de São Francisco, às 20:00 horas. A entrada é gratuita.

Este concerto, que será o primeiro dos quatro concertos da Série Ariano Suassuna, no ano de 2018, inaugura algumas novidades que farão parte desta temporada. A primeira é que será dado um enfoque especial à obra do maestro paraibano José Siqueira, o que culminará com concertos especiais em sua homenagem no mês de junho, quando se comemora cento e onze anos de nascimento do maestro consagrado mundialmente, mas ainda pouco conhecido em sua terra natal. Será apresentado o seu “Divertimento nº 5”, obra composta em 1974, gravada em 1980 sob regência do próprio compositor e que, pelo que se tem notícia, desde então não foi mais executada. A partitura manuscrita depositada na Biblioteca da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi editada e revisada pelo maestro Thiago Santos. 

 

A segunda novidade trazida neste concerto é a participação do Quarteto Eli-Eri, abrindo o ano como grupo residente da OSUFPB. Para celebrar a parceria, a OSUFPB encomendou ao compositor Eli-Eri Moura uma nova obra para quarteto e orquestra de cordas, que será estreada neste concerto. A obra se chama Armoriatika. 

 

O Quarteto Eli-Eri

 

O Quarteto Eli-Eri PE formado pelos violinistas Rodrigo Eloi e Thiago Formiga, pelo violista Paulo França e pelo violoncelista Leonardo Semensatto. O grupo nasceu no ano de 2015, homenageando o compositor, arranjador, regente e professor da UFPB Eli-Eri Moura e tem se apresentado em diversos eventos, dentro e fora do estado. No ano de 2017 o quarteto recebeu convite para solar com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, recebendo depois o convite para ser quarteto residente desta Orquestra no ano de 2018.

 

O Regente

Thiago Santos

 

O carioca Thiago Santos foi o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para o renomado programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra. Atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.

 

No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica da UFRJ, entre outras. Na Inglaterra, também trabalhou com a Stockport Symphony, Nottingham Philharmonic e Manchester Camerata. Ainda na Europa, regeu a Buhoslav Martinu Philhamonie (República Tcheca) e U Artist Festival Orchestra (Ucrânia).

 

Cursou bacharelado e mestrado em regência na UFRJ com André Cardoso. Atualmente é o maestro titular da OSUFPB – Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.

 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024