Categorias: Cultura

Orquestra e Coro Infantil da Paraíba são destaque no Dia das Crianças da Funesc

PUBLICIDADE

O dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será especial para quem for comemorar a data no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Será um dia de festa promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com várias atrações exclusivamente voltadas para a criançada, a exemplo de espetáculos, sala de leitura, jogos, palhaços e apresentações musicais.  Entre os destaques estão o Coro Infantil da Paraíba e a Orquestra Infantil da Paraíba, que vão se apresentar às 13h e 15h, respectivamente, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

Sob a regência do maestro João Alberto Gurgel, as 67 crianças e adolescentes cantoras do Coro Infantil da Paraíba vão subir ao palco no início da tarde da sexta-feira (12/10) para mostrar um repertório de músicas eruditas e populares. A apresentação inicia com Adiemus, composição de Karl Jenkins, e segue com Disney Medley (seleção de trilhas sonoras de filmes da Disney); São João de seu Lula, de Luiz Gonzaga; Coisa Linda, de Tiago Iorc, encerrando com “Süsses Lieb”, do cancioneiro alemão. Todos os arranjos são de João Alberto Gurgel.

Administrado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, o Coro Infantil da Paraíba é composto por meninas com idade de 8 a 17 anos e meninos de 8 a 13 anos, que participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

O Coro Infantil aborda as disciplinas de técnica vocal ao longo do ano. Tem João Alberto Gurgel como regente; Ricardo Brito, piano correpetidor; Mariana Navarro, coreógrafa, e Egon Figueroa Elgueta como responsável pela coordenação e inspetoria. 

Jovens músicos

A Orquestra Infantil da Paraíba se apresenta às 15h. O concerto inicia com a execução do Alegretto da Sinfonia Nº.7, de L. W. Beethoven, que tem arranjo de Norma Romano e Marcelo Vasconcelos. Em seguida, as crianças e jovens da orquestra infantil vão mostrar o Tema de Harry Potter, composição de J. Williams com arranjo de Tom Drumond. A música Once Upon a Dream, de Jack Lawrence e Sammy Fain, com arranjo de Norma Romano, vem logo depois.

Músicas que integraram a trilha sonora de dois filmes encerram o concerto da Orquestra Infantil da Paraíba: Tema de Missão Impossível, de Adam Clayton e Larry Mullen, e Tema dos 7 Anões, de F. Churchill e L. Hardline, com arranjos de Norma Romano.

A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada pela professora Izabel Burity em 1986, sendo coordenada e regida, até 2014, pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires, Argentina. Atualmente, está sob a responsabilidade do maestro Marcelo Vasconcelos.

A ‘Orquestrinha’ é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba e visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Anualmente, fomenta o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar instrumentistas mirins.

Além de Marcelo Vasconcelos como regente da Orquestra Infantil, o grupo conta com Deyse Firmino como regente da Iniciação Musical e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos Sopros.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024