A Paraíba o tempo todo  |

Orquestra e Coro Infantil da Paraíba são destaque no Dia das Crianças da Funesc

O dia 12 de outubro, Dia das Crianças, será especial para quem for comemorar a data no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Será um dia de festa promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com várias atrações exclusivamente voltadas para a criançada, a exemplo de espetáculos, sala de leitura, jogos, palhaços e apresentações musicais.  Entre os destaques estão o Coro Infantil da Paraíba e a Orquestra Infantil da Paraíba, que vão se apresentar às 13h e 15h, respectivamente, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

Sob a regência do maestro João Alberto Gurgel, as 67 crianças e adolescentes cantoras do Coro Infantil da Paraíba vão subir ao palco no início da tarde da sexta-feira (12/10) para mostrar um repertório de músicas eruditas e populares. A apresentação inicia com Adiemus, composição de Karl Jenkins, e segue com Disney Medley (seleção de trilhas sonoras de filmes da Disney); São João de seu Lula, de Luiz Gonzaga; Coisa Linda, de Tiago Iorc, encerrando com “Süsses Lieb”, do cancioneiro alemão. Todos os arranjos são de João Alberto Gurgel.

Administrado pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, o Coro Infantil da Paraíba é composto por meninas com idade de 8 a 17 anos e meninos de 8 a 13 anos, que participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

O Coro Infantil aborda as disciplinas de técnica vocal ao longo do ano. Tem João Alberto Gurgel como regente; Ricardo Brito, piano correpetidor; Mariana Navarro, coreógrafa, e Egon Figueroa Elgueta como responsável pela coordenação e inspetoria. 

Jovens músicos

A Orquestra Infantil da Paraíba se apresenta às 15h. O concerto inicia com a execução do Alegretto da Sinfonia Nº.7, de L. W. Beethoven, que tem arranjo de Norma Romano e Marcelo Vasconcelos. Em seguida, as crianças e jovens da orquestra infantil vão mostrar o Tema de Harry Potter, composição de J. Williams com arranjo de Tom Drumond. A música Once Upon a Dream, de Jack Lawrence e Sammy Fain, com arranjo de Norma Romano, vem logo depois.

Músicas que integraram a trilha sonora de dois filmes encerram o concerto da Orquestra Infantil da Paraíba: Tema de Missão Impossível, de Adam Clayton e Larry Mullen, e Tema dos 7 Anões, de F. Churchill e L. Hardline, com arranjos de Norma Romano.

A Orquestra Infantil da Paraíba foi criada pela professora Izabel Burity em 1986, sendo coordenada e regida, até 2014, pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires, Argentina. Atualmente, está sob a responsabilidade do maestro Marcelo Vasconcelos.

A ‘Orquestrinha’ é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba e visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Anualmente, fomenta o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar instrumentistas mirins.

Além de Marcelo Vasconcelos como regente da Orquestra Infantil, o grupo conta com Deyse Firmino como regente da Iniciação Musical e Gustavo Gines de Paco como professor auxiliar dos Sopros.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe