Categorias: Cultura

Orquestra de cordas faz show na Estação em homenagem a Ariano

PUBLICIDADE

 Músicas executadas somente com instrumento de cordas, mas com a sonoridade de uma orquestra. Este é o diferencial da Orquestra Pernambucana de Cordas Retratos (OPCR), que estreia em João Pessoa neste sábado (16), no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

 

A OPCR estará lançando o primeiro CD do grupo, intitulado “De sol a sol”. João Pessoa é a primeira cidade que o grupo visita na turnê que fará pelo Nordeste. A turnê é patrocinada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/PE), do Governo de Pernambuco.

 

“Fazemos um som único no Nordeste, com instrumentos que substituem a orquestra tradicional, mas que tem um resultado que alcança o efeito musical de uma orquestra, por isso fazemos um som que está entre o erudito e o popular”, definiu o maestro da orquestra Marco Cézar.

 

Assim, o violino é substituído pelo bandolim, a viola de arco pela bandola, o violoncelo pelo bandoloncelo, e o contra-baixo de arco pelo contra baixo dedilhado. Todos os instrumentos tocados com palheta. “Algumas orquestras no Brasil fazem isso com música europeia, mas somos a única que faz com música nordestina”, explicou o maestro.

 

Músicas de compositores nordestinos importantes ganham vida na sonoridade de cordas, como Paulo Arruda (com o baião Pitombando no baião), Edson Rodrigues (com o baião Urubuvispando), Cláudio Almeida (com o caboclinho Ororubá), entre outros. A orquestra também leva a turnê suas composições autorais como a do arranjador Nilson Lopes, De sol a sol, que dá nome ao primeiro disco da orquestra, lançado em 2012.

 

Orquestra pernambucana de cordas (2)Retratos – A história da orquestra Retratos surgiu de uma continuidade do trabalho da Orquestra Dedilhadas de Pernambuco, da década de 1980, que tem seu trabalho baseado no movimento armorial. Em 1998, surge a Retratos, que até hoje perpassa ao público a sonoridade armorial.

 

“O mestre Ariano Suassuna ia participar do segundo volume do nosso disco, infelizmente ele faleceu antes desse sonho. Mas vamos reverenciá-lo e homenageá-lo na nossa turnê”, revelou o maestro Marco Cézar.

 

Criada com o objetivo de ser um laboratório permanente de estudos da cultura popular, a Orquestra Retratos, é composta por 12 integrantes, entre alunos, convidados e professores Conservatório Pernambucano de Música, que compõe a atual formação de uma das melhores orquestras dedilhadas da América Latina. Com arranjos elaborados e a destreza dos intérpretes na execução, a essência do grupo é a capacidade de transitar entre erudito e popular.

 

A formação inédita, melódica e rítmica, é realçada pelo bandolim (Marco César e Moema Macêdo), violão 7 cordas (Rubem França), cavaco (Leonilcio Deolindo – Pepê), bandola (Maíra Macêdo e João Paulo Albertim), baixo acústico (Paulo Arruda), bandoloncelo (Fernando Moura e Gilson Chacon), violas (Henrique Almeida e Eduardo Buarque) e bateria (Leonardo de Castro).

 

Nos seus 14 anos de existência, a Orquestra Retratos participou de projetos importantes, como Folias Guanabaras, musical de Ivaldo Bertazzo (2001); o espetáculo do músico Antônio Carlos Nóbrega, Nove de Fevereiro (2008); três edições dos festivais MIMO (2006, 2008, 2009) e Circuito das Igrejas (2010, 2011 e 2012).

 

No domingo (17) o grupo estará em Natal (RN), no Anfiteatro Pau-Brasil, Parque das Dunas. No dia 21 de agosto, 20h, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza e no dia 3 de setembro, 21h, no Teatro Santa Isabel, em Recife (PE).

 

Serviço:

Orquestra Pernambucana de Cordas Retratos

Sábado (16)

Hora: 17h30

Local: Anfiteatro

Entrada gratuita

Informações: 3214. 8303 – 3214.8270

 

Secom/JP

Últimas notícias

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Mulher é baleada no rosto durante tiroteio no bairro José Américo, em João Pessoa

A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…

22 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

22 de fevereiro de 2026

Cássio Cunha Lima encontra Cícero Lucena em João Pessoa: “Meu governador”

Um encontro aparentemente casual entre dois nomes históricos da política paraibana acabou ganhando contornos de…

22 de fevereiro de 2026

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026