Categorias: Cultura

Fuvest registra número recorde de inscritos: este ano são 172.000

PUBLICIDADE

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) registrou um número recorde de inscrições para a edição 2014: 172.001 candidatos, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela pró-reitora de graduação da Universidade de São Paulo (USP), Telma Zorn. O número inclui os treineiros — candidatos que ainda não se formaram no ensino médio e fazem o exame como preparação para os próximos anos. No ano passado, se inscreveram 159.609 pessoas.

O exame teve ainda o recorde de candidatos que cursaram o ensino médio em rede pública: 37,9% do total de inscritos — ou 65.224 pessoas. Também foi a edição com maior número de candidatos que se autodeclararam pardos, negros ou índios: 22% do total, 37.838 pessoas.

Entre os inscritos, 48.492 pessoas estudaram integralmente em escola pública (28,2%) e 60.683 pessoas (35,3%) fizeram apenas o ensino médio em escola pública. Para esta edição da Fuvest, 27.995 pessoas, ou 16,3% do total, se cadastraram no Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp). Este é o primeiro ano em que valem as regras de bonificação de 5% no vestibular para candidatos declarados pretos, pardos e indígenas.

A Fuvest selecionará candidatos para a Universidade de São Paulo (11.057 vagas) e para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (100 vagas), totalizando 11.157 vagas. São oferecidos 249 cursos de graduação em oito campi no estado, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

A primeira fase será realizada em 24 de novembro, com início às 14h. O exame, com cinco horas de duração, terá 90 questões de múltipla escolha sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. A lista de convocados e dos locais dos exames da segunda fase será divulgada no dia 16 de dezembro. Os candidatos farão as provas entre 5 e 7 de janeiro de 2014, e a primeira chamada dos aprovados sai em 1º de fevereiro.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. Em 5 de janeiro de 2014, responderão a dez questões de português e farão uma redação; no dia seguinte, a 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). As perguntas podem abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. Finalmente, no dia 7 de janeiro, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

Estadão 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024