A Paraíba o tempo todo  |

Fuvest registra número recorde de inscritos: este ano são 172.000

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) registrou um número recorde de inscrições para a edição 2014: 172.001 candidatos, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela pró-reitora de graduação da Universidade de São Paulo (USP), Telma Zorn. O número inclui os treineiros — candidatos que ainda não se formaram no ensino médio e fazem o exame como preparação para os próximos anos. No ano passado, se inscreveram 159.609 pessoas.

O exame teve ainda o recorde de candidatos que cursaram o ensino médio em rede pública: 37,9% do total de inscritos — ou 65.224 pessoas. Também foi a edição com maior número de candidatos que se autodeclararam pardos, negros ou índios: 22% do total, 37.838 pessoas.

Entre os inscritos, 48.492 pessoas estudaram integralmente em escola pública (28,2%) e 60.683 pessoas (35,3%) fizeram apenas o ensino médio em escola pública. Para esta edição da Fuvest, 27.995 pessoas, ou 16,3% do total, se cadastraram no Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp). Este é o primeiro ano em que valem as regras de bonificação de 5% no vestibular para candidatos declarados pretos, pardos e indígenas.

A Fuvest selecionará candidatos para a Universidade de São Paulo (11.057 vagas) e para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (100 vagas), totalizando 11.157 vagas. São oferecidos 249 cursos de graduação em oito campi no estado, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

A primeira fase será realizada em 24 de novembro, com início às 14h. O exame, com cinco horas de duração, terá 90 questões de múltipla escolha sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. A lista de convocados e dos locais dos exames da segunda fase será divulgada no dia 16 de dezembro. Os candidatos farão as provas entre 5 e 7 de janeiro de 2014, e a primeira chamada dos aprovados sai em 1º de fevereiro.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. Em 5 de janeiro de 2014, responderão a dez questões de português e farão uma redação; no dia seguinte, a 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). As perguntas podem abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. Finalmente, no dia 7 de janeiro, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

Estadão 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe