Categorias: Cultura

Funesc exibe último dia do Festival Agosto das Letras 2020

PUBLICIDADE

Encerrando as atividades da 6ª edição do “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), através da Biblioteca Juarez da Gama Batista, apresenta, neste sábado (22), a partir das 16h, o último dia da programação em homenagem ao centenário da escritora e dramaturga Lourdes Ramalho.

Diante do​ atual cenário de pandemia, as atividades deste ano estão sendo exibidas no formato virtual, através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/user/funescpbgov).

Durante os três dias do evento, o festival busca ampliar, com o incentivo à leitura e disseminação de sua obra, a grande importância da produção literária de Lourdes Ramalho, que mesmo vivendo numa sociedade na qual as mulheres encontravam muitos impedimentos para suas expressões artísticas, persistiu nos seus sonhos e desenvolveu a paixão pela literatura – especialmente a de cordel – destacando-se e sendo reconhecida através de seu trabalho.

“Com sua história, Lourdes consegue mostrar para a Paraíba e até para o mundo toda garra e força que a mulher tem”, diz Tatiana Cavalcante, coordenadora da Biblioteca e uma das organizadoras do evento, acrescentando que o painel deste sábado terá um caráter “mais intimista”, por contar com a presença de pessoas que realmente conviveram com a escritora, a exemplo do seu filho, o desembargador Luis Silvio Ramalho Junior, e da amiga Joseilda Diniz.

O evento conta com a parceria da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Aos interessados que não puderem assistir a programação em tempo real, será possível visualizar a gravação posteriormente, através do canal da Funesc no YouTube.

Confira a programação deste sábado (22) 

Sábado, 22/08
16h– Contação de história Maria roupa de palha com Suellen Maria (Projeto Pano de Cuscuz) – PB/RN
17h50 – Pôr do sol literário: Bate papo sobre a Confraria Sol das Letras
Mediador: Helder Moura
Convidado: Marcus Alves
Convidada: Ana Paula Cavalcanti

17h15 – Lançamento dos livros: “Jesus, o messias das nações”, de Severino Celestino da Silva; “Os olhos do exílio”, de Francisco Barreto ; “Caminhar: pé no chão”, de Iveraldo Lucena;  Mediador: Helder Moura; Editor convidado: Magno Nicolau; Autor convidado: Severino Celestino da Silva; Autor convidado: Francisco Barreto; Autor convidado: Ricardo Lucena;  LivroLive Editora Ideia /Forma Editorial /Livraria do Luiz
Performance literomusical
Artista convidado: Tiago Mendes
Público alvo: Professores, jovens, escritores, leitores, artistas, e demais interessados no tema..
Classificação Livre

19h – Painel – Lourdes Ramalho: voz e genialidade na arte de uma mulher.
Mediador: Fernando Moura
Debatedores:  Luiz Sílvio Ramalho Júnior, Joseilda Dinis, Profa. UEPB, Chico Pereira, Artista plástico e Prof.
20h30 –  Sarau Pequeno Inventário do (L)Ar, com o Ariel Coletivo Literário
PB Agora

Últimas notícias

Quaresma: Procon-PB constata variação de até 120% no preço do peixe

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), através do Setor de…

15 de março de 2026

116ª EDIÇÃO: Sousa e Botafogo (PB) iniciam neste domingo a decisão do Campeonato Paraibano 2026

Será uma decisão de 180 minutos.  E a busca pelo título da 116ª edição do…

15 de março de 2026

VÍDEO – Secretário rebate Camila Toscano após deputada criticar estilo político de João Azevêdo: “O Estado não é mesa de poucos”

O secretário de Administração da Paraíba Tibério Limeira (PSB) usou seu perfil numa rede social…

14 de março de 2026

Sudema aponta quatro trechos de praia impróprios para banho no Litoral da Paraíba; saiba onde

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu, nesta sexta-feira (13), relatório de balneabilidade…

14 de março de 2026

Convidado por Veneziano para concorrer ao Senado, André Gadelha diz que convite não é ‘figurativo’

O ex-prefeito da cidade de Sousa, André Gadelha, embora tenha publicizado que deve ainda dialogar…

14 de março de 2026

Veneziano confirma R$ 7 milhões para construção de ponte no Sertão

Obra sobre o Rio Piranhas vai beneficiar mais de dez cidades. O Senador Veneziano Vital…

14 de março de 2026