A Paraíba o tempo todo  |

Funesc exibe último dia do Festival Agosto das Letras 2020

Encerrando as atividades da 6ª edição do “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), através da Biblioteca Juarez da Gama Batista, apresenta, neste sábado (22), a partir das 16h, o último dia da programação em homenagem ao centenário da escritora e dramaturga Lourdes Ramalho.

Diante do​ atual cenário de pandemia, as atividades deste ano estão sendo exibidas no formato virtual, através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/user/funescpbgov).

Durante os três dias do evento, o festival busca ampliar, com o incentivo à leitura e disseminação de sua obra, a grande importância da produção literária de Lourdes Ramalho, que mesmo vivendo numa sociedade na qual as mulheres encontravam muitos impedimentos para suas expressões artísticas, persistiu nos seus sonhos e desenvolveu a paixão pela literatura – especialmente a de cordel – destacando-se e sendo reconhecida através de seu trabalho.

“Com sua história, Lourdes consegue mostrar para a Paraíba e até para o mundo toda garra e força que a mulher tem”, diz Tatiana Cavalcante, coordenadora da Biblioteca e uma das organizadoras do evento, acrescentando que o painel deste sábado terá um caráter “mais intimista”, por contar com a presença de pessoas que realmente conviveram com a escritora, a exemplo do seu filho, o desembargador Luis Silvio Ramalho Junior, e da amiga Joseilda Diniz.

O evento conta com a parceria da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Aos interessados que não puderem assistir a programação em tempo real, será possível visualizar a gravação posteriormente, através do canal da Funesc no YouTube.

Confira a programação deste sábado (22) 

Sábado, 22/08
16h– Contação de história Maria roupa de palha com Suellen Maria (Projeto Pano de Cuscuz) – PB/RN
17h50 – Pôr do sol literário: Bate papo sobre a Confraria Sol das Letras
Mediador: Helder Moura
Convidado: Marcus Alves
Convidada: Ana Paula Cavalcanti

17h15 – Lançamento dos livros: “Jesus, o messias das nações”, de Severino Celestino da Silva; “Os olhos do exílio”, de Francisco Barreto ; “Caminhar: pé no chão”, de Iveraldo Lucena;  Mediador: Helder Moura; Editor convidado: Magno Nicolau; Autor convidado: Severino Celestino da Silva; Autor convidado: Francisco Barreto; Autor convidado: Ricardo Lucena;  LivroLive Editora Ideia /Forma Editorial /Livraria do Luiz
Performance literomusical
Artista convidado: Tiago Mendes
Público alvo: Professores, jovens, escritores, leitores, artistas, e demais interessados no tema..
Classificação Livre

19h – Painel – Lourdes Ramalho: voz e genialidade na arte de uma mulher.
Mediador: Fernando Moura
Debatedores:  Luiz Sílvio Ramalho Júnior, Joseilda Dinis, Profa. UEPB, Chico Pereira, Artista plástico e Prof.
20h30 –  Sarau Pequeno Inventário do (L)Ar, com o Ariel Coletivo Literário
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe