Categorias: Cultura

Fundação Casa de José Américo reabre ao público a partir do próximo sábado, das 9h às 16h

A Fundação Casa de José Américo reabre a partir do próximo sábado (7), após um ano e quatro meses fechada ao público. Dentre os atrativos a serem conferidos pelos visitantes, estão o Museu Casa de José Américo, com toda originalidade do recanto onde o patrono viveu os seus últimos anos de vida; os Arquivos dos ex-governadores e personalidades paraibanas, que reúnem milhares de documentos e o projeto “Acesso Cidadão”, com atividades simultâneas de lazer, esporte, arte e cultura. O Museu e o Arquivo ficarão abertos ao público de terça a domingo, das 9h às 16h.

O Acesso Cidadão acontece na praia, em frente à FCJA, com o objetivo de promover a inclusão social e permitir a acessibilidade às pessoas com deficiências ou mobilidades reduzidas. Este público específico contará com uma novidade especial de um conjunto de acessibilidade vertical. Ao longo do recesso, foi providenciada a instalação de uma plataforma elevatória para cadeirantes, no Museu, e um elevador para PCD (pessoas com deficiências), no prédio do Arquivo, com recursos auditivos no percurso dos três pavimentos.

Segundo o arquiteto Gilberto Guedes, “a instalação desses equipamentos completa o plano de acessibilidade para todas as edificações existentes, de forma integrada a um sistema de rampas de acesso, permitindo a visitação de um público bem mais abrangente, ao eliminar barreiras restritivas à locomoção. Além disso, essa instituição se transforma numa referência de equipamento cultural acessível numa das praias mais frequentadas e turísticas de João Pessoa”, detalhou Gilberto.

O presidente da FCJA, Fernando Moura, considera a reforma e o retorno das atividades presenciais como uma extensão dos serviços prestados ao público, restritos pela pandemia. “A volta da visitação é parte essencial da missão institucional, em salvaguardar, promover e partilhar conhecimento. O retorno do público, dentro dos protocolos sanitários adequados, nos estimula e acena para uma ansiada e gradativa normalidade, segura, consciente e repleta de perspectivas”, destaca.

Redação

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026