Categorias: Cultura

Finalizada a obra de conservação e manutenção da Casa do Erário, em JP

Construída em 1782, quando o então Largo do Erário era o epicentro da João Pessoa (PB) dos tempos coloniais, uma edificação permanece até hoje como testemunho dessa época. A cidade não é mais a mesma e o largo foi renomeado como Praça Barão do Rio Branco. Ainda assim, o monumento preservou a antiga alcunha do local: passou a ser conhecido como Casa do Erário.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) investiu aproximadamente R$ 48 mil em serviços de manutenção do monumento. O objetivo principal foi a revisão geral do telhado e a impermeabilização das calhas. Também foram executados pintura, limpeza e reparos gerais. Iniciadas em fevereiro de 2020, as obras acabam de ser finalizadas.

A Casa do Erário foi inscrita pelo Iphan no Livro do Tombo Histórico, em 1971. Trata-se de um dos poucos exemplares da arquitetura oficial produzida no século XVIII. Compõe-se de cunhais trabalhados em pedra calcária, vergas em arco abatido e portada central.

O casarão tem vocação para a mudança. Construído para funcionar como açougue, também já sediou um mercado público. Em 1869, passou a abrigar uma repartição dos Correios, que inaugurou a sucessão de departamentos públicos que marcou a história mais recente da edificação. Esse percurso inclui o período, a partir de 1981, em que foi restaurada para ser utilizada pelo Ministério da Fazenda e desemboca no marco mais recente, no ano de 2002, quando teve o uso cedido ao Iphan.

A partir de então, sob coordenação do Iphan, converteu-se em um espaço para promover e divulgar o Patrimônio Cultural. Nesse sentido, dispõe de arquivo físico e vasta biblioteca sobre o tema. O local também já foi amplamente usado para exposições e ações de educação patrimonial, bem como para atender estudantes e pesquisadores.

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, destaca: “É com enorme satisfação que o Instituto entrega as obras de manutenção deste monumento tão importante para a história da Paraíba e para o Patrimônio Cultural Brasileiro como um todo. A conservação dos imóveis tombados é fundamental para garantir que as edificações continuem a resguardar a identidade e a memória nacional para as gerações dos dias de hoje e do futuro”, completa.

O Largo do Erário

Na época de sua inauguração, o açougue abrigado pela casa do Erário se localizava próximo à Casa de Câmara e Cadeia, que fiscalizava a comercialização de carne no período colonial. O Largo do Erário concentrava a parte administrativa da então Capitania Real da Parahyba.

Como lugar de memória, o Largo não só registra as origens históricas da região como também nos remete às matrizes culturais brasileiras. Trata-se de um espaço que guarda hábitos antigos e acontecimentos grandiosos de uma cidade; bem como as dores e as alegrias dos indivíduos que ajudaram a compor a população do país.

PB Agora

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026