Categorias: Cultura

Filme póstumo de Heath Ledger estreia em Cannes

PUBLICIDADE

O último filme de Heath Ledger – “The imaginarium of Doctor Parnassus”, dirigido por Terry Gilliam – com uma interpretação que trata entre outros temas da imortalidade, estreou nesta sexta-feira (22) no Festival de Cannes.

 

O ator australiano, que morreu em janeiro de 2008, teve que ser substituído durante a filmagem por três “dublês” de luxo: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, dos quais Gilliam destacou sua “coragem e generosidade” por se atreverem a representar o personagem de Ledger.

 

Exibido fora da competição no Festival de Cannes, o filme conta a história do Doutor Parnassus (papel interpretado por Christopher Plummer) e seu mundo imaginário, vivido nas ruas de uma Londres contemporânea em forma de teatro ambulante ele mesmo e outros três atores.

 

O contador de histórias que é Parnassus oferece a possibilidade de entrar em seu mundo imaginário através de um espelho, uma habilidade que obtém mediante um pacto com o diabo (encarnado por Tom Waits, em uma brilhante e irônica interpretação do mal) que o tornou imortal, embora a um alto preço.

 

Ao grupo se incorpora um farsante (Tony, o papel de Ledger-Depp-Law-Farrell) que ajuda Parnassus a cumprir os termos de um fatal pacto diabólico para evitar o desaparecimento de sua filha (Valentina interpretada por Lily Cole).

 

O filme faz referências ao ex-primeiro ministro britânico Tony Blaire e à morte do “banqueiro de Deus”, Roberto Calvi, presidente do Banco Ambrosiano e que apareceu enforcado, após ser condenado por crimes financeiros, esclareceu Gilliam.

 

Referências político-criminais à parte, a imprensa internacional mostrou mais interesse em saber como o diretor lidou com a falta de Ledger. “Todos trabalharam muito e durante mais tempo porque gostavam dele”, disse Gilliam, revelando que a família do ator falecido, que o encorajou a continuar o projeto, ainda não viu o trabalho póstumo do ator, que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por “Batman – O cavaleiro das trevas” semanas depois morrer.

 

A mutação de Ledger em Depp, depois em Law e finalmente em Farrell funciona magicamente como consequência do uso do elemento espelho que é decisivo na ação e não pela contribuição de uma manipulação com técnicas digitais, o que dá continuidade à história.

 

As explicações dos produtores não foram além de classificar o filme como um “conto moral fantástico” que trata essencialmente da tentação que o ser humano tem de não resistir perante a possibilidade de tornar sua vida mais “alegre”.

 

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024