Categorias: Cultura

Favoritas ao Oscar de melhor atriz chegam aos cinemas nesta sexta

PUBLICIDADE

Meryl Streep ou Kate Winslet: quem vai levar o Oscar de melhor atriz? Com a estreia dos filmes “Dúvida” e “O leitor”, nesta sexta-feira (6), o público poderá conferir qual das duas estrelas, que despontam como favoritas, é mais merecedora da estatueta.

 

 

De um lado, há a veterana Meryl, de 59 anos, que já foi indicada ao Oscar 14 vezes, sendo três como coadjuvante. Só duas vezes ela saiu vitoriosa e foi há mais de 25 anos: em 1982, por “A escolha de Sofia”, e em 1979, por “Kramer x Kramer”. Se vencer este ano, Streep entrará para o seleto grupo das atrizes premiadas três vezes ou mais pela Academia, de que fazem parte apenas Ingrid Bergman e Katherine Hepburn.

 

Do outro, há a jovem Kate, que apesar de seus 33 anos de idade já acumula cinco indicações ao Oscar, incluindo por sua atuação em “Titanic”, superprodução que venceu 11 estatuetas da Academia e sustenta até hoje recorde histórico de bilheteria. Mas, apesar de seu sucesso de público e crítica, Winslet nunca ganhou nenhum Oscar. E depois de uma premiação dupla no Globo de Ouro deste ano, algo indica que ela finalmente vai poder colocar um Oscar em sua prateleira.

 

Entretanto, o público deve ter em mente que os votantes da Academia não buscam avaliar a carreira das atrizes como um todo, e sim a performance exibida especificamente nos filmes indicados.

 

Dúvida

Em “Dúvida”, Meryl Streep vive uma rígida freira que é diretora de uma escola católica na Nova York de 1964. Seu dia-a-dia é zelar pela moral, a disciplina e a obediência dentro da instituição, aplicando castigos aos alunos e supervisionando o trabalho das professoras, como a doce Irmã James, interpretada por Amy Adams, que concorre ao Oscar como coadjuvante.

 

Uma série de eventos leva a protagonista a pensar que o padre do colégio, vivido por Philip Seymour Hoffman (também indicado ao prêmio), teria abusado sexualmente de um aluno. Logo a desconfiança vira uma acusação pública, e a diretora dá início a uma campanha para derrubar o padre. Surge então a figura da mãe do garoto (Viola Davis, outra indicada como coadjuvante) que alimenta ainda mais a controvérsia.

 

O filme, que também concorre à estatueta de melhor roteiro adaptado, levanta discussões sobre religião e moral, mostrando que a busca da verdade pode ser uma tarefa árdua e cheia de ambiguidades. O mérito da produção é manter a dúvida no ar e tentar fazer com que o espectador reveja seus preconceitos antes de julgar os personagens.

 

 

‘O leitor’

‘O leitor’ traz Kate Winslet como a solitária Hanna, uma mulher de 30 e poucos anos que se envolve amorosamente com um adolescente, Michael (David Kross), e não imagina que um caso de verão pode mudar sua vida para sempre. Dirigido por Stephen Daldry (de “As horas”), o longa-metragem também concorre às estatuetas de melhor filme, direção, fotografia e roteiro adaptado, além da disputa das atrizes.

 

A produção de época mostra como a vida anterior de Hanna está ligada à posterior de Michael, uma vez que, anos depois do caso, o destino coloca nas mãos dele a possibilidade de salvar a vida dela. Hannah é presa e julgada pelos nazistas, e só Michael pode livra-la do pior, mas para isso, ele terá de enfrentar seus próprios demônios.

 

G1

 

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Guarda Municipal detém jovem suspeito de destruir câmeras da ‘Smart City’, em JP

Membros da Guarda Civil Municipal, deteram ontem (20), um jovem de 18 anos, no bairro…

21 de janeiro de 2026

Governador diz que candidatura ao Senado será última eleição e ratifica saída do governo em abril

O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou, ontem (20), em entrevista ao programa Arapuan Verdade,…

21 de janeiro de 2026

Bolão em JP fatura R$ 212 mil na Mega-Sena; 29 apostas da PB acertam a quadra levam quase R$ 1 mil/cada

Um bolão registrado na Loteria Tambaú, em João Pessoa, na Paraíba, com apenas duas cotas…

21 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Jackson diz que apoio de Couto a Lucas não respeitou as regras do PT: “Depois não cobrem quando outros/as fizerem”

A decisão do deputado federal Luiz Couto (PT) que declarou, ontem (20), apoio ao vice-governador…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464