Categorias: Cultura

Defesa Civil pede a demolição do Cine Capitólio

 O antigo Cine Capitólio, desativado desde meados da década de 1990 em Campina Grande e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), passará por um processo de revitalização, que incluirá toda a área da Praça Clementino Procópio, que fica ao lado do prédio, cuja fachada está voltada para a Avenida Floriano Peixoto e a Praça da Bandeira. O prédio histórico está em ruínas e a Defesa Civil já recomendou ao Ministério Público a demolição do antigo cinema da cidade.

Ocorre que como o Cine Capitólio é tombado pelo Iphaep o mesmo não pode como já foi sugerido ser transformado em estacionamento, praça pública ou outra obra já que é um patronímico do munícipio e só pode ser restaurado. A previsão para início do processo ainda não foi definida. O assunto foi discutido ontem, por representantes do Iphaep, Secretaria Municipal de Cultura; Conselho Municipal de Patrimônio Cultural; Conselho Municipal de Cultura e Secretaria de Obras.

A ideia é transformar a área do velho cinema, num espaço cultural, que, além do resgate do cinema, como diversão, abrigue a história da produção audiovisual da cidade. Cassandra Figueiredo, diretora-executiva do Iphaep, explicou que o Instituto é responsável pelo monitoramento de áreas de preservação. De acordo com ela, o Cine Capitólio é um símbolo de Campina Grande.

O coordenador da Defesa Civil municipal, Ruiter Sansão, disse que foram realizadas cinco vistorias no local recentemente. Anos atrás o teto do prédio ruiu e agora a situação estaria agravada pela falta de infraestrutura, o que pode levar as paredes a caírem sobre os transeuntes.
“Percebemos que a situação se agravou. O risco de queda existe, mas a imprevisão com relação aos ventos e chuvas causa uma maior preocupação para a Defesa Civil.Qualquer intempérie forte pode derrubar aquelas paredes. Já não tem amarração nenhuma na parte de cima e o nosso olhar profissional é de recomendar a demolição. A gente entende por opinar nesse sentido antes que seja tirada alguma vida”, alegou Ruiter Sansão.

O Cine-Theatro Capitólio foi inaugurado em 20 de novembro de 1934, no cruzamento das ruas Floriano Peixoto e Irineu Joffily. Além da exibição cinematográfica, o Capitólio era o palco dos grandes eventos teatrais, festas sociais, políticas e culturais da época.

Redação

Últimas notícias

Daniella projeta definição da federação União/Progressistas após o Carnaval e dá senha: “Em Brasília nada para de acontecer”

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) comentou, essa semana, a expectativa em torno da definição da…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Articulação avança e evento de apoio de Jhony a Cícero deve ocorrer após o Carnaval, em CG

O médico Johnny Bezerra decidiu, nesta quarta-feira (11), romper politicamente com o governo João Azevêdo…

11 de fevereiro de 2026

Inácio Falcão evita dar pitaco em apoio de Bruno a Efraim e destaca união do grupo de Lucas

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão evitou, durante entrevista nesta terça-feira |(10), comentar se…

11 de fevereiro de 2026

Coautor da “Lei Não é Não”, Ruy reforça combate ao assédio durante período carnavalesco

O combate à violência contra a mulher ganha um alerta importante do deputado federal Ruy…

11 de fevereiro de 2026