Categorias: Cultura

Começa hoje Festival Internacional de Música de Campina Grande

PUBLICIDADE

 O clássico na terra do forró. Começa na próxima segunda-feira, dia 10, o VIII Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS 2017).

 

Pelo oitavo ano seguido, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) co-realiza o Festival Internacional de Música de Campina Grande. Este ano o evento, que também tem a promoção da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), acontece entre os dias 10 e 16 de julho, com participação de professores da Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, bem como dos diversos estados brasileiros. Cerca de 300 alunos participam das oficinas e concertos que acontecem durante o evento.

A grande novidade deste ano é o FIMUS Jazz, que recebe oito grupos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia. Dentre as principais atrações está Maíra Zaugg, cantora suíço-brasileira, uma das finalistas do programa The Voice Kids Germany 2013. Maíra Zaugg, em turnê pelo Nordeste, irá encerrar a primeira versão do FIMUS Jazz. Como nos anos anteriores, serão realizados concertos à tarde e à noite, no Teatro Municipal Severino Cabral, bem como nas cidades polo. O Instituto Federal da Paraíba, no turno da manhã e noite, também terá uma programação exclusiva cujo objetivo é formar novas plateias e também estimular o gosto pela música.

O Festival, coordenado pelos professores Carlos Alan Peres da Silva, coordenador geral, e Vladimir Silva, diretor artístico, tem como objetivo dinamizar a vida acadêmica, artística e cultural da cidade, do Estado e da região. A meta, segundo os organizadores, é tornar o festival um evento de referência internacional, ampliando a visibilidade de Campina Grande no setor da música.

O evento será aberto com o baixo-barítono Fellipe Oliveira, que tem atuado em companhias de ópera da Europa interpretando diferentes papeis em várias óperas, e o pianista Paulo César Vitor. Na terça-feira, será a vez de Gilson Antunes, pesquisador e intérprete da música brasileira para violão. Na sequência, os grupos Contraventos e Contracantos, da UFPE, apresentarão o espetáculo do Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste, premiado pelo Governo de Pernambuco e que foi apresentado em várias cidades da França, em 2016.

A programação segue na quarta-feira com a flautista alemã Dagmar Wilgo e a cravista Luciana Câmara apresentam o recital Duo Tweets, com obras baseadas nos cantos dos pássaros. A pianista Regiane Yamaguchi, da UFCG, encerra a noite com obras de Bach, Haydn, Chopin e Villa-Lobos. Johnson Machado, David Gardner e Ana Flávia Frazão sobem ao palco na quinta-feira para apresentar três trios para clarinete, violoncelo e piano escritos por Henrique Oswald, Johannes Brahms e Nino Rota.

Destaque ainda para Missa de Alcaçus, do compositor Danilo Guanais, que será interpretada no encerramento do FIMUS. A Missa, composta originalmente em 1996 para solistas, orquestra de cordas e percussão, foi revisada e adaptada pelo compositor. A nova versão foi estreada recentemente, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, pelo Coro de Câmara de Campina Grande, a pianista Regiane Yamaguchi e demais solistas.

Jazz

Já o primeiro Festival Internacional de Música de Campina Grande – JAZZ nasce com o objetivo de divulgar o que há de melhor na produção internacional no campo do Jazz. Além dos shows com artistas novos e consagrados, o FIMUS Jazz também será uma oportunidade para qualificação e aprimoramento. Por meio da realização de workshops e oficinas, estudantes e profissionais terão a oportunidade de aprender novas técnicas, bem como discutir os caminhos da produção musical.

Nesta primeira edição, o Festival recebe oito grupos, todos selecionados por meio de edital. De Campina Grande, confirmaram presença os grupos Symphonic Jazz, Trio Paraibô e Oxent Groove, este último finalista 2017 no Samsung E-Festival Instrumental; da capital paraibana. O festival terá ainda a apresentações de, Tryá, Trio Baião de Três e Trio Remanseio; de Paulo Afonso, na Bahia, o Igor Gnomo Group; e de Natal, Rio Grande do Norte, o Holistic Jazz. Esses grupos se apresentam no Teatro Municipal Severino Cabral e também nas cidades polo, Remígio e Pocinhos.

Este ano, a grande novidade é realização do I FIMUS Jazz, que objetiva difundir a produção desse segmento musical, trazendo o que há de melhor no campo da música instrumental e da música vocal.

As apresentações acontecem no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, e nas cidades de Pocinhos e Remígio. Além dos shows, serão realizadas master classes com profissionais com larga experiência.

Assim como em anos anteriores, o Festival receberá professores e artistas do Brasil e de outros países, como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Todas as apresentações são gratuitas, mas para a programação no Palco Principal do Teatro Severino Cabral é realizada a distribuição de convites na portaria a partir das 18h. Os espetáculos começam às 20h.

No encerramento do VIII FIMUS, dia 14, o Coro de Câmara vai apresentar a nova versão da Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, cuja estreia aconteceu em maio no Carnegie Hall, em Nova York (EUA).

O evento é promovido pelas universidades Federal de Campina Grande (UFCG), Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria dos deputados paraibanos votam para manter veto a PL que puniria fake news na eleição

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

28 de maio de 2024

Corpus Christi não é feriado nacional; saiba quais capitais param

Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O…

28 de maio de 2024

João Azevêdo comemora 1º lugar da Paraíba como estado com o maior crescimento do PIB no país em 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil uma rede social para comemorar o…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Operação Carcará apreende arsenal na Paraíba

Uma investigação que durou mais de um ano resultou na desarticulação de um grupo criminoso…

28 de maio de 2024

PMJP decreta ponto facultativo na próxima quinta (30) e sexta (31)

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos…

28 de maio de 2024