Categorias: Cultura

Com a presença de Santanna e Flávio José, começa nesta 6ª a 36ª edição do Maior São João do Mundo

PUBLICIDADE

36ª edição. É xote, xaxado e baião. O reinado da sanfona, do triangulo e do zabumba vai começar. E no alto da Serra, o fole vai roncar. Sem a presença da cantora Ivete Sangalo, que ontem a tarde anunciou o cancelamento do show, a edição 2019 da festa terá como atrações principais, o cantor Flávio José, Sanntana e Pedrinho Pegação.  As três atrações entraram de última hora, após o anuncio do cancelamento do show de Ivete Sangalo.Flávio José terá uma participação na noite de abertura, mas volta ao PP neste sábado (08) para fazer o show já previsto na programação. Também estão mantidos os shows de Genival Lacerda, Os 3 do Nordeste, Biliu de Campina e Grupo Folclórico. 

Um público estimado em 50 mil pessoas, devem comparecer ao Parque do Povo na noite de abertura. Um show pirotécnico com mais de 15 minutos de duração e ao som do clássico de Luiz Gonzaga “Olha pro céu meu amor”, deve colorir os céus campinenses, e anunciar a chegada da festa dedicada aos santos juninos, São João, São Pedro e Santo Antônio.

Conforme a assessoria da Medow Promo, empresa que organiza o evento, nesta sexta-feira os portões do Parque do Povo estarão abertos ao público às 19h. A partir desse horário, já estarão com atrações as Ilhas de Forró e o palco cultural Ipiranga, localizado no piso inferior do local.

A festa segue até o dia 7 de julho, proporcionando mais de 500 horas de forró e mais de 1000 atrações.  A expectativa é que mais de dois milhões de forrozeiros passem pelo PP ao longo dos 30 dias de festa. Além do Palco Principal, haverá arrasta pé na Pirâmide, nas ilhas de forró e na Vila do Forró. 

Nascido nos Coqueiros de Zé Rodrigues, o São João de Campina Grande completa 36 anos de existência. A festa que já nasceu com o nome de “O Maior São João do Mundo” chega para mais uma edição misturando o forró tradicional com o forró estilizado e sertanejo.

A 36 edição da festa, presta homenagem a cantora paraibana Elba Ramalho, e o centenário do cantor e compositor Jackson do Pandeiro, considerado o rei do ritmo, além do cantor Gabriel Diniz que faleceu recentemente vítima de acidente aéreo.

Elba Ramalho será a principal atração do dia 23 de junho. Na véspera de São João, Elba Ramalho vai gravar um DVD que conta com participações especiais de Zélia Duncan, Tony Garrido e Rogério Flausino do Jota Quest.

Outros artistas da música regional, estão confirmados na programação a exemplo de Flávio José, que se apresenta neste sábado (08), Marília Mendonça,  Wesley Safadão, Xand Avião, Dorgival Lima, Waldonnys Alceu Valença, Nando Cordel,  Márcia Fellipe, Léo Santana, Gusttavo Lima, Joelma e Aldair Playboy.  

Criado pelo então prefeito Ronaldo Cunha Lima em foi em 4 de junho de 1983, o São João de Campina Grande, tornou-se uma das maiores manifestações folclóricas e culturais do país.

De forma improvisada, uma palhoça foi montada na área onde hoje é o Parque do Povo para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.

Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo. Inicialmente foi construída a “Pirâmide” e pavimentada a parte superior do local, onde hoje fica a área de shows do palco principal.

Um fato curioso sobre a construção do Parque do Povo é que a famosa “Pirâmide” na verdade foi construída para representar uma fogueira e que o local seria chamado de “Forródromo”, em referência ao Sambódromo, em São Paulo. Mas, pelo formato, pouca gente relacionava a obra a uma fogueira e o local ficou conhecido mesmo como a “Pirâmide do Parque do Povo”.

Ainda em 1986, a festa ganhou uma grande proporção, com um palco para shows e centenas de barracas com bebidas e comidas típicas pelo Parque do Povo.

Um dos elementos que mais encantam quem passa pelo Parque do Povo, durante o São João é a cidade cenográfica. Ela surgiu em 1999 com réplicas de prédios históricos e templos de Campina Grande.

A cidade cenográfica conta com réplica do Telegrapho, Cassino El Dourado, Cine Capitólio, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e a representação da Vila Nova da Rainha, onde surgiu a população que deu origem a Campina Grande.

No ano 2000 uma mudança marcante foi que o palco principal que ficava na parte de cima do Parque do Povo foi montado na parte de baixo da praça. Por causa disso, a rua Sebastião Donato foi integrada e, por causa da festa, passava mais de um mês interditada.

A mais recente mudança no Parque do Povo foi o palco no formado de 360º, adotado desde 2017. Em meio às mudanças na área de shows, os camarotes e a área vip foram reposicionados. Por questões de segurança e mobilidade, neste ano a festa também foi isolada, deixando a rua Sebastião Donato com uma faixa livre e permitindo o tráfego de veículos durante o dia.

Severino Lopes

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito de Itatuba agradece ao Senador Veneziano obras de pavimentação: “Tem dado total apoio ao nosso município”

O prefeito de Itatuba, Josmar Lacerda (MDB), expressou nesta semana a sua gratidão o vice-presidente…

28 de abril de 2024

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024