A Paraíba o tempo todo  |

Com a presença de Santanna e Flávio José, começa nesta 6ª a 36ª edição do Maior São João do Mundo

36ª edição. É xote, xaxado e baião. O reinado da sanfona, do triangulo e do zabumba vai começar. E no alto da Serra, o fole vai roncar. Sem a presença da cantora Ivete Sangalo, que ontem a tarde anunciou o cancelamento do show, a edição 2019 da festa terá como atrações principais, o cantor Flávio José, Sanntana e Pedrinho Pegação.  As três atrações entraram de última hora, após o anuncio do cancelamento do show de Ivete Sangalo.Flávio José terá uma participação na noite de abertura, mas volta ao PP neste sábado (08) para fazer o show já previsto na programação. Também estão mantidos os shows de Genival Lacerda, Os 3 do Nordeste, Biliu de Campina e Grupo Folclórico. 

Um público estimado em 50 mil pessoas, devem comparecer ao Parque do Povo na noite de abertura. Um show pirotécnico com mais de 15 minutos de duração e ao som do clássico de Luiz Gonzaga “Olha pro céu meu amor”, deve colorir os céus campinenses, e anunciar a chegada da festa dedicada aos santos juninos, São João, São Pedro e Santo Antônio.

Conforme a assessoria da Medow Promo, empresa que organiza o evento, nesta sexta-feira os portões do Parque do Povo estarão abertos ao público às 19h. A partir desse horário, já estarão com atrações as Ilhas de Forró e o palco cultural Ipiranga, localizado no piso inferior do local.

A festa segue até o dia 7 de julho, proporcionando mais de 500 horas de forró e mais de 1000 atrações.  A expectativa é que mais de dois milhões de forrozeiros passem pelo PP ao longo dos 30 dias de festa. Além do Palco Principal, haverá arrasta pé na Pirâmide, nas ilhas de forró e na Vila do Forró. 

Nascido nos Coqueiros de Zé Rodrigues, o São João de Campina Grande completa 36 anos de existência. A festa que já nasceu com o nome de “O Maior São João do Mundo” chega para mais uma edição misturando o forró tradicional com o forró estilizado e sertanejo.

A 36 edição da festa, presta homenagem a cantora paraibana Elba Ramalho, e o centenário do cantor e compositor Jackson do Pandeiro, considerado o rei do ritmo, além do cantor Gabriel Diniz que faleceu recentemente vítima de acidente aéreo.

Elba Ramalho será a principal atração do dia 23 de junho. Na véspera de São João, Elba Ramalho vai gravar um DVD que conta com participações especiais de Zélia Duncan, Tony Garrido e Rogério Flausino do Jota Quest.

Outros artistas da música regional, estão confirmados na programação a exemplo de Flávio José, que se apresenta neste sábado (08), Marília Mendonça,  Wesley Safadão, Xand Avião, Dorgival Lima, Waldonnys Alceu Valença, Nando Cordel,  Márcia Fellipe, Léo Santana, Gusttavo Lima, Joelma e Aldair Playboy.  

Criado pelo então prefeito Ronaldo Cunha Lima em foi em 4 de junho de 1983, o São João de Campina Grande, tornou-se uma das maiores manifestações folclóricas e culturais do país.

De forma improvisada, uma palhoça foi montada na área onde hoje é o Parque do Povo para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.

Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo. Inicialmente foi construída a “Pirâmide” e pavimentada a parte superior do local, onde hoje fica a área de shows do palco principal.

Um fato curioso sobre a construção do Parque do Povo é que a famosa “Pirâmide” na verdade foi construída para representar uma fogueira e que o local seria chamado de “Forródromo”, em referência ao Sambódromo, em São Paulo. Mas, pelo formato, pouca gente relacionava a obra a uma fogueira e o local ficou conhecido mesmo como a “Pirâmide do Parque do Povo”.

Ainda em 1986, a festa ganhou uma grande proporção, com um palco para shows e centenas de barracas com bebidas e comidas típicas pelo Parque do Povo.

Um dos elementos que mais encantam quem passa pelo Parque do Povo, durante o São João é a cidade cenográfica. Ela surgiu em 1999 com réplicas de prédios históricos e templos de Campina Grande.

A cidade cenográfica conta com réplica do Telegrapho, Cassino El Dourado, Cine Capitólio, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição e a representação da Vila Nova da Rainha, onde surgiu a população que deu origem a Campina Grande.

No ano 2000 uma mudança marcante foi que o palco principal que ficava na parte de cima do Parque do Povo foi montado na parte de baixo da praça. Por causa disso, a rua Sebastião Donato foi integrada e, por causa da festa, passava mais de um mês interditada.

A mais recente mudança no Parque do Povo foi o palco no formado de 360º, adotado desde 2017. Em meio às mudanças na área de shows, os camarotes e a área vip foram reposicionados. Por questões de segurança e mobilidade, neste ano a festa também foi isolada, deixando a rua Sebastião Donato com uma faixa livre e permitindo o tráfego de veículos durante o dia.

Severino Lopes

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe