Categorias: Cultura

Campanha contra o Trabalho Infantil contará com live de Elba Ramalho e Léo Moura

PUBLICIDADE

A cantora paraibana Elba Ramalho e o jogador de futebol Léo Moura gravaram vídeos especiais para a campanha nacional que alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho de crianças e adolescentes motivado pelos impactos da pandemia. A campanha “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil” é realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Justiça do Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

As ações alusivas ao 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, serão todas virtuais por conta da pandemia. A iniciativa de convidar artistas e atletas para abraçarem a causa faz parte das ações da campanha. Os vídeos de personalidades serão publicados nas redes sociais do MPT e das instituições parceiras.

No vídeo, Léo Moura – que já jogou pelo Flamengo e pelo Grêmio – faz um convite para as pessoas abraçarem a campanha, assim como ele e o seu atual time, o Botafogo da Paraíba, para que as crianças tenham “sua infância e sua adolescência aproveitadas da melhor forma possível”.

Os vídeos alertam para o número de crianças e adolescentes em situação de exploração de trabalho infantil no país. Aproximadamente 2,4 milhões de vítimas, sendo a maioria negra e de famílias pobres. Na Paraíba, cerca de 60 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho precoce. São os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016 (PnadC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“É preciso união e compromisso de todos e de todas para erradicar de vez o trabalho infantil. Convido você a se engajar nessa luta. Denuncie! Disque 100! Agora mais do que nunca, precisamos proteger nossas crianças e adolescentes do trabalho infantil! Não ao Trabalho Infantil”, afirma Elba Ramalho no vídeo, que será divulgado nesta sexta-feira, 12, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Live no dia 12 de junho

Para debater a situação das crianças e adolescentes em situação de trabalho no contexto de pandemia, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba participa nesta sexta-feira (12/6) às 20h, de uma live organizada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil na Paraíba. O evento virtual pode ser acessado pelo Facebook Fepeti.pb.

Para a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordinfância, Edlene Lins Felizardo, “é muito importante a participação de artistas e atletas pelo alcance social de suas falas, pelo poder de alcançar um público diverso. Quando temos artistas e atletas do nosso lado as campanhas se tornam mais fortes”. Ela lembra, ainda, da importância de campanhas para algumas mudanças de comportamento na sociedade, a exemplo do combate ao tabagismo e da obediência às leis de trânsito e diz que “a mesma coisa se espera em relação ao combate ao trabalho infantil, que ele tenha visibilidade e que a sociedade enxergue essa problemática”.

“O número de crianças e adolescentes em situação de exploração do trabalho infantil, no país e na Paraíba, ainda é muito elevado; daí a relevância de uma atuação conjunta e coordenada dos diversos entes que atuam na defesa de meninos e meninas, principalmente nesse momento de grave crise causada pela Covid-19, que aumenta a pobreza e vulnerabilidade social. O MPT continua alerta a essa gravíssima violação de direitos”, acrescentou a procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Myllena Alencar.

Lançada a música ‘Sementes’, do rapper Emicida

Como uma das ações da campanha, foi lançada na última terça-feira (9) a música ‘Sementes’, dos rappers Emicida e Drik Barbosa. O videoclipe pode ser conferido no canal de Youtube do cantor Emicida.

Disque 100

Em 2019, das mais de 159 mil denúncias de violações a direitos humanos recebidas pelo Disque 100, cerca de 86,8 mil tinham como vítimas crianças e adolescentes. Desse total, 4.245 eram de trabalho infantil. Os dados são do Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos (MMFDH).

Ações da campanha

Entre as atividades da campanha, estão sendo exibidos 12 vídeos nas redes sociais com histórias reais de vítimas, que irão integrar a série “12 motivos para a eliminação do trabalho infantil”. Está prevista ainda a veiculação de podcasts semanais nos canais do MPT e de entidades parceiras para reforçar a necessidade de aprimoramento das ações de proteção a crianças e adolescentes neste momento crítico. As ações da campanha continuam durante esse mês de junho.

SOBRE O 12 DE JUNHO: VOCÊ SABIA?

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. Para marcar a data, todos os anos há campanhas de sensibilização e mobilização da população. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.

>DADOS / RESUMO

CRIANÇAS TRABALHANDO

>NO MUNDO: 152 milhões de crianças em situação de Trabalho Infantil (OIT/2016)

>NO BRASIL: 2,4 milhões (de 5 a 17 anos) no trabalho precoce (IBGE/Pnad 2016)

>NA PARAÍBA: 60 mil.

CRIANÇAS NA AGRICULTURA E PECUÁRIA

>NO BRASIL:580 mil com menos de 14 anos.

>NA PARAÍBA:11 mil com menos de 14 anos.

(Fonte: FNPETI/O Trabalho Infantil na Agropecuária Brasileira/Censo Agropecuário de 2017)

SITUAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NA PARAÍBA

Cerca de 60 mil crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) em situação de trabalho precoce no Estado. A Paraíba ocupa a 11ª posição no ranking nacional do trabalho infantil na faixa etária de 5 a 17 anos e a 5ª posição no Nordeste, com uma taxa de ocupação de 7,2% (percentual de ocupados em relação à população total da faixa etária), segundo análise realizada pelo FNPETI da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016 (PnadC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais informações na publicação “O Trabalho Infantil no Brasil: uma leitura da Pnad Contínua (2016)”.

Redação com Ascom/MPT-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024