Categorias: Cultura

Opinião: Bananeiras quer ser uma referência em evento literário e começa com grande festival

PUBLICIDADE

A cidade de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, tem a pretensão de ser uma referência paraibana na realização de evento inerente também à literatura. Já é no que se refere ao forró pé-de-serra, indiscutivelmente o melhor do nosso Estado.

Em conversa com este colunista, nesta sexta-feira (20), o prefeito da cidade, Douglas Lucena, observou que é preciso criar eventos fora da Rota Cultural Caminhos do Frio, até para incrementar o turismo em fases do ano em que não há nem frio nem chuva. “A cidade não pode parar; nosso turismo precisa ser ainda mais incrementado e, portanto, temos que criar eventos independentes da Rota Caminhos do Frio”, explicou o prefeito cheio de entusiasmo.

Na nova empreitada turística e cultural, a terra de Sólon de Lucena já começa grande e com um evento que tem tudo para ter repercussão Brasil a fora: vai realizar o I Festival Literário de Bananeiras, com uma programação que promete estar a altura dos eventos nacionais do gênero. Só para se ter uma idéia, o historiador Laurentino Gomes vem lançar o seu novo livro sobre a escravidão no Brasil, durante o festival. Também estão confirmados outros nomes nacionais como Miriam Leitão, Jorge Caldeiras e Sergio Abranches.

Além de lançamentos de importantes obras, também farão parte da programação: feiras, contação de histórias, saraus e diversas ações culturais pela cidade.

Na conversa com este colunista, o prefeito Douglas ainda cogitou de convidar a Academia Paraibana de Letras a realizar uma sessão em Bananeiras, no contexto do Festival. “Para nós, seria uma grande honra receber os imortais da Casa cujo patrono é um nosso conterrâneo de região, Augusto dos Anjos”, comentou.

A programação Festival – previsto para ser realizado entre os dias 25 e 27 de outubro – ainda está em fase de elaboração.

Bananeiras no brejo paraibano tem seu reconhecimento por realizar grandes eventos como o tradicional São João Pé de Serra em junho e ser uma das sedes da Rota Cultural Caminhos do Frio, no mês de agosto.

O prefeito Douglas teve o cuidado de destacar que a realização do Festival não objetiva só incrementar o Turismo, mas também fomentar a cultura, e oferecer às novas gerações o estímulo à leitura.

Wellington Farias

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025