Categorias: Cultura

A riqueza histórica e as ilustres personalidades sepultadas no maior cemitério de CG

Uma arquitetura para além dos muros. Um espaço rico em cultura e história. No local o silêncio impera. Os jazidos escondem uma história que o tempo não conseguiu apagar. Um acervo valioso exposto e pode ser observado pelos visitantes.

O cemitério de Nossa Senhora do Carmo bairro do Monte Santo em Campina Grande, o maior da cidade, guarda uma rica história da Rainha da Borborema. Há mais de 100 anos o cemitério, cumpre seu papel de lugar de resignação, despedida, dor e saudade.

Para além da triste incumbência, delegada a toda necrópole, o Monte Santo, guarda em seus jazigos, parte da história de ilustre personalidades políticas, religiosas e culturais da Rainha da Borborema. Entre seus mais de quatro mil túmulos, ilustres personalidades da política e da cultura estão sepultados no Monte Santo.
São incontáveis as figuras de relevo, personagens marcantes do passado, que ali descansam silenciosos e inertes, fazendo do espaço um mausoléu da história de Campina Grande.

Em meio as palmeiras imperiais que formam um corredor na entrada principal do cemitério, o visitante pode perceber, à esquerda, um túmulo que guarda os restos mortais de vários membros da família Figueiredo, raiz de uma das principais árvores genealógicas da Paraíba. Mais à frente, à direita, num enorme, porém, simples, o mausoléu onde está sepultado o homem que por mais tempo governou Campina Grande, o dinamarquês Cristiano Lauritzen, morto em 1923.

No Cemitério do Monte também estão enterrados o major Veneziano, falecido em 1962, e do seu filho, o jurista Antônio Vital do Rêgo. Tradicionalmente, este túmulo é um dos mais visitados no dia de Finados.

Sobre o bonito jazigo feito de mármore e granito, a sombra de uma árvore torna o local convidativo para o descanso.
No silêncio sepulcral do Monte Santo, também estão enterrados pessoas como o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, o tribuno, poeta, jornalista e político Félix de Sousa Araújo, um dos maiores nomes da história campinense; morto em 1953, o historiador Irenêo Joffily, e Raymundo Asfora, encontrado morto em sua granja a uma semana antes de assumir o cargo de vice-governador.

Outros grandes nomes da Paraíba estão sepultados no cemitério Nossa Senhora Do Carmo Monte,como o ator, compositor e radialista Rosil Cavalcanti, falecido em 1968; a cantora Marinês, João Vieira da Silva, o “João Carga D’água”, apontado como o principal líder do início da revolta do “Quebra Quilos”, de 1874, e o cangaceiro Antônio Silvino.

Todos os anos um dos túmulos mais visitados é o da menina Isabel Cristina, assassinada nos anos 80 a caminho de casa, e que segundo relato de muitos campinenses, já realizou milagres.

De acordo com relato do ex-prefeito Elpídio de Almeida, em seu livro “História de Campina Grande”, o cemitério Nossa Senhora do Carmo teria sido construído entre 1899 e 1900, durante a gestão do prefeito João Lourenço Porto.

Severino Lopes
PBAgora

Últimas notícias

Vereador prevê adesões à base governista na CMJP com posse de Leo Bezerra na PMJP: “Esperamos melhorar a bancada”

O vereador de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB) revelou a possibilidade de novas adesões à…

26 de janeiro de 2026

Após passar por audiência de custódia, cantor João Lima é encaminhado ao Presídio do Róger

Denunciado pela esposa por violência doméstica, o cantor João Lima passou por audiência de custódia…

26 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro considera precipitada a desistência de Ricardo Barbosa em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), considerou precipitada…

26 de janeiro de 2026

“Se ele não veio, deve ter tido motivo”, diz João Azevêdo ao negar rumores de distanciamento de Jhony Bezerra

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), negou nesta segunda-feira (26),…

26 de janeiro de 2026

Tio de João Lima, suplente de vereador de João Pessoa condena agressões do sobrinho contra a companheira

O músico e suplente de vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), tio do cantor…

26 de janeiro de 2026

Vai faltar água em vários bairros de João Pessoa nesta terça-feira; saiba quais

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai realizar serviços de instalação de…

26 de janeiro de 2026