Por pbagora.com.br
Foto: Agência Educa Mais Brasil

Mais de 120 mil pessoas ingressam no curso anualmente, mostra o Censo da Educação Superior

Se você tem o sonho de se formar em Medicina, é importante conhecer as melhores faculdades que ofertam essa graduação, pois uma boa formação é um diferencial diante de uma concorrência tão alta. Uma instituição de qualidade poderá proporcionar um ensino de excelência e preparar o estudante para os desafios da profissão.

Segundo o último Censo da Educação Superior, mais de 120 mil pessoas ingressam nos cursos de Medicina anualmente. O Censo é um sistema de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que analisa as instituições de ensino superior e apresenta as faculdades de medicina com as melhores notas do MEC.

O ranking do MEC leva em consideração as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é uma avaliação realizada pelo Inep, considerada uma das mais completas do MEC, pois avalia a faculdade a partir do seu corpo docente, estrutura, qualidade do ensino e recursos didático-pedagógicos.

O CPC é a média da instituição nos indicadores estabelecidos. A nota varia de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta e o desempenho abaixo de 3 considerado insatisfatório.

Veja, abaixo, as instituições com as faculdade de Medicina com as melhores notas do MEC.

UNIVERSIDADE / CPC FAIXA
1- Universidade de Franca (UNIFRAN) / 5
2- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) / 5
3- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) / 5
4- Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica) / 5
5- Universidade Nove de Julho (Uninove) / 4
6- Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / 4
7- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / 4
8- Universidade de Vassouras / 4
9- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) / 4
10- Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) / 4

Como acessar as notas do CPC

Caso a instituição que você estuda ou pretende ingressar não esteja na lista acima, confira a lista completa no site do MEC. Após realizar o download do arquivo, será necessário localizar o nome da sua instituição, o seu curso e percorrer até a última coluna denominada CPC Faixa, que é a nota divulgada pelas faculdades.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Confira as dicas de especialista para se dar bem na prova de Redação do Enem

Baixo desempenho na prova é critério de desclassificação em processos seletivos do governo O uso correto da gramática e suas aplicações são fundamentais para a construção de um texto adequado…

Bolsonaro assina decreto que regulamenta programa Casa Verde e Amarela

Meta é atender 1,2 milhão de famílias até 31 de dezembro de 2022 O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que regulamenta a lei do programa Casa Verde e Amarela, nova…