Categorias: Brasil

Turismo será o setor “da década”, avalia professor da FGV

PUBLICIDADE

 Turismo será o setor “da década”, avalia professor da FGV
 

O administrador e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sérgio Bessa, afirmou ao Blog que o setor de Turismo receberá forte demanda nos próximos anos no Brasil. “É sem dúvida o grande setor de crescimento no mundo na próxima década e o Brasil, suportado pelo crescimento econômico e impulsionado pela Copa e Olimpíada, certamente será o ‘país da moda’ neste segmento durante esta década.

Ao fazer um balanço de 2010 Sérgio Bessa afirmou que o ano foi “maravilhoso” para o mercado de trabalho. “Podemos começar com uma pergunta: Quantos amigos seus você sabe que estão desempregados atualmente? Certamente para a grande maioria esta resposta será nenhum, o que já demonstra uma grande diferença com períodos anteriores”, sugere.

Para Bessa, não dá para fugir do mote “crescimento econômico” como principal fator para a geração de empregos recorde e a taxa de desemprego em queda no Brasil. Ele esclarece que a capacidade que o país (governo, empresários e trabalhadores) teve de superar a crise internacional fez com que o consumo interno retomasse rapidamente aos seus números de 2008.

“Isto gerou um interesse dos estrangeiros em colocar mais recursos aqui, abrindo filiais e/ou investindo nas suas unidades já existentes. Isto acaba criando o que chamamos de ‘profecia autorrealizável’, ou seja, os estrangeiros acreditam que devem investir aqui porque o país está crescendo, e o país cresce porque todos acreditam que vai crescer”.

Entre os setores, Serviços e Comércio registraram grande parte das contratações formais durante o ano. De acordo com o administrador, isso pode ser explicado por esses setores estarem na “linha de frente” das necessidades imediatas e também por serem setores que conseguem contratar mais rapidamente e que demandam uma menor especialização da mão de obra.

“Outro segmento que contratou muito, e que vai continuar a fazê-lo em 2011 foi o setor da construção civil, por conta das demandas por projetos de infraestrutura que começam a sair do papel, motivados pelo PAC. O programa “Minha Casa, Minha Vida” também gerou, e vai continuar gerando uma demanda de mão de obra para este setor. Porém, deve-se ressaltar que já existe uma falta de engenheiros para este setor”, lembra Bessa.

O administrador acredita que as perspectivas para 2011 são ainda mais positivas para o mercado de trabalho no Brasil. “O crescimento econômico do país, embora inferior a 2010, deve continuar e os eventos de Copa do Mundo e Olimpíadas que vão demandar altos investimentos em infraestrutura manterão o mercado aquecido”.

Bessa aponta, entretanto, a qualificação profissional como o grande gargalo para atender a essa demanda crescente. “Falo de profissionais em todos os níveis, do básico ao principal executivo da empresa. Embora o governo venha fazendo um grande esforço no sentido de melhorar a qualificação, não se consegue uma resposta a este esforço em prazo curto. É um trabalho que envolve uma geração inteira, uma tarefa estrutural de longo prazo e o crescimento de nossa economia está indo em uma velocidade superior a capacitação das pessoas”, disse ele à reportagem.

 

Blog do Trabalho

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de atirar contra cachorro de rua em Picuí

Um homem suspeito de efetuar um tiro de espingarda contra um cachorro de rua foi…

2 de maio de 2024

Golfinho é encontrado morto na praia do Bessa, em João Pessoa

Na tarde desta quinta-feira (2), um golfinho foi descoberto sem vida por moradores locais na…

2 de maio de 2024

Polícia prende homem suspeito de ataques a bancos em cidades da Paraíba

A Polícia Civil capturou, nesta quinta-feira (2), um homem, de 42 anos, suspeito de fazer…

2 de maio de 2024

Sousa entrará com representação contra arbitragem após jogo tenso pela Copa do Brasil

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, anunciou que o clube tomará medidas contra a arbitragem…

2 de maio de 2024

Ministro Camilo Santana lança na Paraíba o programa Pé-de-Meia com o governador João Azevêdo

O governador João Azevêdo participa, nesta sexta-feira (3), em João Pessoa, da solenidade do lançamento…

2 de maio de 2024

Irmão de Queiroga confirma que disputará vaga na CMJP, mas manda recado: “Meu prefeito é Cícero”

Família, família, política a parte: Irmão do ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que é pré-candidato…

2 de maio de 2024