Categorias: Brasil

Santos: fogo aumenta e atinge um novo tanque de combustíveis

PUBLICIDADE

O incêndio que ocorre desde a manhã de quinta-feira em um terminal da empresa Ultracargo, na área industrial de Santos, litoral de São Paulo, ganhou força e passou a atingir mais um tanque de combustível, totalizando quatro, na tarde deste sábado. O quarto tanque é vizinho à área originalmente afetada e contém gasolina, informou a empresa, por meio de nota.

 

Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia conseguido apagar o fogo de dois tanques de gasolina e etanol – dos cinco que foram atingidos até sexta-feira . De acordo com informações dos bombeiros, os trabalhos vem evoluindo, no entanto, o fogo ainda é intenso.

 

Para o período da tarde, está prevista a chegada de um equipamento da Petrobras, chamado Terminator, que tem capacidade de enviar, sozinho, 15 mil litros de água com espuma. Com isso, o combate ao fogo passará a ser feito diretamente, dentro dos tanques, e não mais na parte externa, com o resfriamento.

 

“Conseguimos controlar o risco de pegar fogo nos outros tanques, protegendo os outros 20”, afirmou, mais cedo, ao Terra Marcos Palumbo, porta-voz do corpo de bombeiros no Estado de São Paulo. Palumbo explica que o combate ao fogo está sendo feito com equipes em oito pontos, lançando quase 40 mil litros de água por minuto, com o auxílio de navios. “Mesmo assim acreditamos que teremos mais um ou dois dias de trabalho.”

 

A empresa também esclarece que os trabalhos das equipes de combate estão focados no resfriamento dos tanques, com o objetivo de deter a propagação do fogo. O incidente prossegue sem vítimas e feridos.

 

Nesta sexta-feira, uma explosão causou o alastramento do incêndio para o quinto tanque com mais de seis milhões de litros de combustível. O corpo de bombeiros tem feito o resfriamento dos tanques para contenção do fogo, mas sem água diretamente nas labaredas já que ela evapora antes mesmo de atingir o fogo por causa do forte calor.

 

O Governo do Estado de São Paulo instalou na Prefeitura de Santos um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências adicionais ao combate ao incêndio no terminal de tancagem da empresa Ultracargo.

 

Integram o gabinete o vice-governador, Márcio França, os secretários Saulo de Castro (Governo), José Roberto Rodrigues de Oliveira (Casa Militar), Alexandre de Moraes (Segurança Pública) e Patrícia Iglecias (Meio Ambiente), o comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, e o subsecretário de Comunicação, Marcio Aith.

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024