A Paraíba o tempo todo  |

Santos: fogo aumenta e atinge um novo tanque de combustíveis

O incêndio que ocorre desde a manhã de quinta-feira em um terminal da empresa Ultracargo, na área industrial de Santos, litoral de São Paulo, ganhou força e passou a atingir mais um tanque de combustível, totalizando quatro, na tarde deste sábado. O quarto tanque é vizinho à área originalmente afetada e contém gasolina, informou a empresa, por meio de nota.

 

Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia conseguido apagar o fogo de dois tanques de gasolina e etanol – dos cinco que foram atingidos até sexta-feira . De acordo com informações dos bombeiros, os trabalhos vem evoluindo, no entanto, o fogo ainda é intenso.

 

Para o período da tarde, está prevista a chegada de um equipamento da Petrobras, chamado Terminator, que tem capacidade de enviar, sozinho, 15 mil litros de água com espuma. Com isso, o combate ao fogo passará a ser feito diretamente, dentro dos tanques, e não mais na parte externa, com o resfriamento.

 

“Conseguimos controlar o risco de pegar fogo nos outros tanques, protegendo os outros 20”, afirmou, mais cedo, ao Terra Marcos Palumbo, porta-voz do corpo de bombeiros no Estado de São Paulo. Palumbo explica que o combate ao fogo está sendo feito com equipes em oito pontos, lançando quase 40 mil litros de água por minuto, com o auxílio de navios. “Mesmo assim acreditamos que teremos mais um ou dois dias de trabalho.”

 

A empresa também esclarece que os trabalhos das equipes de combate estão focados no resfriamento dos tanques, com o objetivo de deter a propagação do fogo. O incidente prossegue sem vítimas e feridos.

 

Nesta sexta-feira, uma explosão causou o alastramento do incêndio para o quinto tanque com mais de seis milhões de litros de combustível. O corpo de bombeiros tem feito o resfriamento dos tanques para contenção do fogo, mas sem água diretamente nas labaredas já que ela evapora antes mesmo de atingir o fogo por causa do forte calor.

 

O Governo do Estado de São Paulo instalou na Prefeitura de Santos um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências adicionais ao combate ao incêndio no terminal de tancagem da empresa Ultracargo.

 

Integram o gabinete o vice-governador, Márcio França, os secretários Saulo de Castro (Governo), José Roberto Rodrigues de Oliveira (Casa Militar), Alexandre de Moraes (Segurança Pública) e Patrícia Iglecias (Meio Ambiente), o comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, e o subsecretário de Comunicação, Marcio Aith.

Terra

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe