Categorias: Brasil

ANÁLISE – Previdência: quem meteu a mão na grana dos trabalhadores que pague

PUBLICIDADE

Muito tem se falado e discutido acerca da famosa reforma da Previdência Social brasileira. Mas o grande problema, o que suscita dúvidas e muita desconfiança é o fato de que a quase totalidade dos brasileiros não sabe, na verdade, o que tem por trás dessa proposta.

Vem cá: como é que se pode confiar (para não dizer levar a sério) num projeto cuja discussão se trava sem a participação daquele que é o principal interessado, o trabalhador?!

A classe trabalhadora é a mais afetada com esta reforma, mas não é chamada à discussão, o resto do projeto não é de todo conhecido, a não ser da parte do governo e dos empresários.

O Governo Federal e os governos estaduais alegam que os sistemas previdenciários nacional e estaduais podem quebrar se não houver a reforma. Mas vem cá: quem promoveu esta situação? Para onde vai a grana arrecadada pelo trabalhador em nome de sua futura aposentadoria? Cadê a grana? Quem comeu?

Em dia

Também é preciso acabar com esse discurso de que um aposentado é bancado por dois ou três trabalhadores da ativa. Como assim, cara pálida? O aposentado, antes de se aposentar, passou a vida inteira tendo descontos grandes do seu salário para a tal Previdência, com a garantia de sua aposentadoria. Então: quem comeu a dinheirama que o aposentado deu para a Previdência ao longo de décadas? Quem provocou este rombo, quem pagava religiosamente antecipado, quem fez o desconto e não repassou ou os governos?

Os trabalhadores?! Ora, estes estão rigorosamente em dia. Muito pelo contrário, estão sendo roubados e ainda querem roubá-los mais.

Assembleia

A Assembleia Legislativa da Paraíba prepara um Comitê Gestor do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – o SAPL Digital. O objetivo é o registro online das ações realizadas no Poder Legislativo.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, explicou que a proposta tem como objetivo oferecer mais transparência pública. “É uma matéria importante para a Casa, pois vai oferecer transparência dos trabalhos realizados aqui, além de possibilitar à população ter acesso de forma online, o que também vai trazer economia e sustentabilidade para o Legislativo. É uma espécie de SAPL digital”, disse Galdino.

Veneziano

Um Projeto de Lei de autoria do Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) que pune a prática de perseguição, tipificando-a como crime, em vez de contradição penal, está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

 

Wellington Farias

PB Agora

Últimas notícias

Em JP, vereador do PP reforça apoio a Lucas Ribeiro, mas não garante apoio a João no Senado

O vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), reforçou nesta sexta-feira (20) seu apoio à…

20 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro classifica transição como “tranquila” e prevê mais de dez mudanças na gestão da Paraíba até abril

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou como “tranquilo” o encontro realizado ontem, quinta-feira…

20 de fevereiro de 2026

João Azevêdo desconversa sobre Jhonny Bezerra e nega mágoas: “Não conversei com ele depois que ele deixou o governo”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), evitou comentar possíveis articulações envolvendo o ex-superintendente da…

20 de fevereiro de 2026

UEPB alerta para golpes: falso advogado se passa por procurador da universidade

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (20) alertando servidores…

20 de fevereiro de 2026

Vetado por Cícero, projeto exigia atestado médico para corridas de rua em João Pessoa

Foi vetado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o projeto de lei de autoria…

20 de fevereiro de 2026

Confira calendário de pagamentos do Pé-de-Meia de 2026

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), publicou nesta quinta-feira, 19…

20 de fevereiro de 2026