A Paraíba o tempo todo  |

PREOCUPAÇÃO: Afundamento do solo em mina em Maceió aumenta e chega a 1,86m

Área sobre a mina da Braskem que pode colapsar no Mutange – Foto: Defesa Civil de Alagoas

Voltou a subir nesta terça-feira (5) o ritmo de afundamento na área da mina da Braskem que pode colapsar. A última atualização da Defesa Civil de Maceió, feita às 9h, constatou velocidade de 0,27 cm/h (antes, era 0,26 cm/h). Desde o dia 30 de novembro, o solo já cedeu 1,86 m, sendo de 6,5 cm nas últimas 24 horas.

A velocidade da movimentação de terra no local vinha em constante redução desde que as medições começaram, mas a tendência de desaceleração foi interrompida por uma alta na tarde de segunda (4). O alerta máximo para o colapso, emitido no dia 29 de novembro, foi reduzido horas após a divulgação da variação.

A medição antes do risco de colapso era feita em milímetros por ano. Embora o afundamento ainda esteja acontecendo a uma velocidade de centímetros por hora, a Defesa Civil considerou que não havia necessidade de manter o alerta máximo vigente e agora trabalha com nível operacional de “alerta”, que tem menor gravidade.

A mina nº 18 é uma das 35 que a Braskem mantinha para extração de sal-gema e fica na região do antigo campo do CSA, no Mutange.

A Defesa Civil avalia que não mais há risco para a população porque as moradias ocupadas atualmente estão a uma distância segura do local da mina. As que ainda estavam ocupadas foram evacuadas sob ordem judicial.

O desabamento da mina pode acontecer de duas formas: drástica ou gradual. Em caso de cenário gradual, o deslocamento do solo seguirá de modo lento até atingir a estabilização. Se o cenário for desabamento repentino, ocorrerá o colapso e abertura de uma imensa cratera na região.

Após cinco anos desde que um tremor de terra abriu rachaduras em casas e crateras nas ruas, mais de 14 mil imóveis foram desocupados nos bairros do Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. Afetando cerca de 60 mil pessoas.

 

G1

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Bolsonarismo e religião

    O evento desse domingo demonstrou que o bolsonarismo continua a ser um fenômeno político expressivo e com grande…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe