A Paraíba o tempo todo  |

Pacto une Marina e Luciano Huck e viabiliza candidatos “não políticos”

Após firmar uma parceria de ação política com o PPS, na última terça-feira (20), o movimento Agora!, que se autodefine como apartidário, plural e sem fins lucrativos, assina nesta terça (27) uma carta de compromisso com a Rede Sustentabilidade, com a presença dos porta-vozes do partido, Marina Silva e José Gustavo, e do coordenador nacional do movimento, Leandro Machado. Pelo documento, a Rede assume o compromisso de garantir a participação do movimento Agora!, ao qual está ligado o apresentador de TV Luciano Huck, na estratégia eleitoral da legenda, além de ceder espaço para a candidatura de membros da iniciativa.

Um dos cofundadores do movimento, criado em 2016 e que hoje conta com 90 integrantes em 15 estados brasileiros, Humberto Laudares afirmou ao Congresso em Foco que um dos principais objetivos do Agora! é contribuir para a ação política e o processo democrático de forma independente. A solução encontrada para isso, segundo ele, foram parcerias com partidos políticos convergentes com os ideais do movimento, sem “amarras ideológicas”, e que, ao mesmo tempo, não estejam manchados em escândalos de corrupção.

“O que a gente está fazendo não é uma coisa pronta, é uma inovação. Por que é importante a gente participar de instâncias partidárias? Para trazer ideias, sugerir, ter uma participação efetiva. Não só de hospedeiro, mas também contribuir para o próprio processo democrático, para o aprimoramento dos partidos políticos, que a gente julga uma pauta importante para o Brasil”, destacou.

Apesar do compromisso assumido com a Rede e o PPS, Humberto esclareceu que a carta não impede que membros do Agora! se filiem ou saiam candidatos por outros partidos. “No caso da Rede, já temos pessoas filiadas. Por exemplo, o Márlon Reis [ex-juiz e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa], que vai sair candidato ao governo do Tocantins pela Rede, é do Agora!. Há pessoas no Distrito Federal também, como o João Francisco Maria e o Leandro Grass, que já são da Rede. Mas há pessoas aventando a possibilidade de se candidatar que talvez saiam pelo PPS, ou por outros partidos que não esses dois”, apontou.

Nessa segunda-feira (26), a candidatura de Marina sofreu um abalo já esperado. Dois dos principais opositores do governo Michel Temer na Câmara, os deputados Alessandro Molon (RJ) e Aliel Machado (PR) confirmaram, por meio de cartas divulgadas nas redes sociais, a troca da Rede pelo PSB. A mudança tem implicação direta para Marina, pois diminui seu espaço de divulgação ao excluí-la de debates na TV, nos quais a participação só é garantida a candidatos cujos partidos têm ao menos cinco representantes no Congresso. Com a saída de Molon e Aliel, a bancada da Rede no Parlamento se resume a Miro Teixeira (RJ), João Derly (RS), líder do partido, e o senador Randolfe Rodrigues (AP).

 

Congresso em Foco

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe