Categorias: Brasil

Opinião: nem roupa de gala, nem alazão, Dom Pedro estava num jumento e com diarreia na hora do “Grito”

PUBLICIDADE

O Brasil é um país engraçado, até caricato quando identificamos traços jocosos na sua história recente ou longínqua. E aqui não vou tratar de situações históricas e “rebuscados”, como a dívida que Portugal tinha com a Inglaterra, quantitativo esse na casa de 3 milhões de libras esterlinas e que, nos alinhavos para a Nação tropical ser reconhecida como país livre e efetivo, “herdou” dos lusitanos o “passivo”, ficando nossa Pátria em débito com os ingleses. E aí nem preciso dizer como foi iniciada nossa dívida externa.

Pois bem, vamos em frente com a narração dos fatos, no mínimo, interessantes. Estudiosos descobriram que, apesar do quadro do paraibano Pedro Américo ser considerado o retrato fiel da bravura de D. Pedro, na verdade, a cena real foi menos glamorosa que a retratada.

Os cavalos da pintura, por exemplo, eram jumentos. Ainda havia mais problemas, digamos, técnicos no “exportar” o imaginário da cena. Devido o calor da região naquela época, é muito provável que os envolvidos não estivessem vestidos de forma tão elegante.

Em suma, Dom Pedro não estava vestido como um príncipe real e sim como um tropeiro. Ele também não montava um cavalo alazão, como a pintura mostra, e sim um animal de carga. A guarda de honra, que faz um semicírculo ao redor de Dom Pedro no quadro, não existia na época. Só simbolismo encomendado para retratar um “retrato” que nunca existiu.

E continuemos com as horas e minutos que antecederam nossa “gloriosa” independência. Mas espere, leitor! Caso esteja comendo algo ou sofra de estrumofobia – medo irracional e incompreensível de morrer enquanto defeca, pule esse parágrafo. Isso mesmo, é recomendado não ler. Mas se está tudo no seu devido controle, aqui está uma verdade, digamos, fétida.

As margens do Rio Ipiranga não foram escolhidas para a declaração da Independência do Brasil por ser um local especial e belo. Historiadores apontam que a comitiva, vinda de Santos, após uma parada na casa de uma amante de Dom Pedro, parou ali porque “Pedrinho” estava com diarreia.

Ele não aguentou e resolveu dizer a famosa frase “Independência ou morte!” após ir ao mato aliviar o que incomodava. Aqui um adendo: naquela época não existia o “Imosec”, medicamento destinado ao tratamento sintomático de diarreia aguda.

E assim são as reais histórias de uma independência parcial, cercada por violência, subornos, interesses pessoais da aristocracia brasileira e portuguesa em primeiro plano, e por aí segue a trilha de uma Nação concebida pelo defecar real. É por isso que figuras como Bolsonaro estão à frente do poder. Não poderia ser diferente.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem de 22 anos é morta a tiros dentro de residência no Alto do Mateus, em JP

Uma jovem de 22 anos foi morta a tiros na noite dessa quinta-feira (22), dentro…

23 de janeiro de 2026

Hugo recebe diretoria da ANAFE e dialoga sobre matérias relevantes para a valorização da advocacia

No dia ontem (22), o Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta…

23 de janeiro de 2026

Seplan retoma análises e licenciamentos após decisão do TJ sobre Lei de Uso e Ocupação do Solo

Após decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre a Lei de Uso e Ocupação…

23 de janeiro de 2026

PRF prende pai e filho transportando maconha em porta-malas, na Grande JP

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma importante apreensão de entorpecentes no início da manhã…

23 de janeiro de 2026

Prazo de inscrição na edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 terminam às 23h59 desta sexta-feira (23). É a…

23 de janeiro de 2026

PF mira aplicações de R$ 1 bilhão do Rioprevidência no Banco Master; diretores são alvo de buscas

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta sexta-feira (23) a Operação Barco de Papel, dentro das investigações sobre o Banco…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464